Maracanã
Divulgação
Maracanã

A Prefeitura do Rio de Janeiro retirou a restrição que limitava o público nos estádios da cidade a 50%. O decreto Rio 49692, publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial, traz novas regras de enfrentamento à pandemia da Covid-19, incluindo os eventos esportivos.

(Veja abaixo galeria de fotos das torcidas dos clubes grandes do Rio)


Com as novas regras, estão autorizadas "competições esportivas com a presença de público em estádios e ginásios, com esquema vacinal completo ou teste de antígeno ou PCR nas ultimas 48h", diz o decreto. Até o início de outubro, as regras limitavam a capacidade a 50%, exigência que vinha sendo seguida normalmente pelos clubes.

O esquema vacinal completo, segundo as regras, é de 14 dias após a segunda dose da vacina a pessoas de 15 a 59 anos ou o mesmo período, só que após a dose de reforço, para pessoas a partir dos 60 anos.

O decreto mantém também a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados, mas avisa que a regra será mantida até que a cidade atinja a taxa de 75% de imunização completa. A partir daí, as máscaras serão obrigatórias apenas no transporte público e em "áreas hospitalares sensíveis".

Na prática, Flamengo e Vasco podem aproveitar a liberação já nos próximos dias. O rubro-negro enfrenta o Athletico esta noite, pela semifinal da Copa do Brasil, às 21h30. Já o cruz-maltino, que liberou 9.500 ingressos para a partida contra o CSA, pela Série B, nesta sexta-feira, tem mais tempo para optar por seguir as novas medidas.

Confira trecho do decreto sobre as novas autorizações:

Art. 3º Fica autorizado:

I - o funcionamento de boates, danceterias, pista de danças e salões de dança que poderá funcionar com até 50% da capacidade.

II - a realização de festas que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares com até 50% da capacidade, admitindo-se a hipótese prevista no art. 4º deste Decreto.

III - eventos em locais abertos, com lotação máxima de 1.000 pessoas com manutenção do uso de máscara, dispensada autorização prévia do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária, da Secretaria Municipal de Saúde - S/IVISA-RIO.

IV - competições esportivas com a presença de público em estádios e ginásios, com esquema vacinal completo ou teste de antígeno ou PCR nas ultimas 48h.

§ 1º Considera-se o esquema vacinal completo pessoas acima de 60 anos, após 14 dias da dose de reforço, e pessoas de 15 a 59 anos, após 14 dias da segunda dose da vacina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!