A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu uma decisão de primeira instância que determinava uma intervenção na CBF. O desembargador Luiz Umpierra, da 17ª Câmara Cícel do Tribunal de Justiça concedeu um efeito suspensivo à CBF logo após os interventores Rodolfo Landim e Reinaldo Carneiro terem assumido oficialmente como interventores.
No dia 26 de julho, o juiz Olinto Filho anulou a Assembleia Geral que aconteceu em março de 2017, e mudou regras eleitorais, e também a eleição que aconteceu em 2018. Ele aceitou o argumento do Ministério Público que sustentou a tese de que as mudanças no estatuto violaram a Lei Pelé.
Você viu?
Na sentença, o juiz designou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro, como interventores. A eles foi passada duas tarefas: realizar nova Assembleia Geral para rediscutir o estatuto eleitoral e a organização de uma nova eleição, tudo no prazo de 60 dias. O juiz deu a eles ainda, o poder de demitir diretores da CBF, caso assim desejem.
Landim e Carneiro tomaram posse nesta segunda-feira como interventores. Porém, poucos minutos após chegarem à sede da CBF, o desembargador acatou o recurso da CBF e suspendeu a ordem dada em primeira instância.