Brasil
Divulgação/CBF
Brasil

Jogadores e comissões técnicas farão testes RT-PCR a cada 48 horas para conter a disseminação da Covid-19 durante a Copa América.Além disso, também haverá quartos isolados, ônibus individuais e higienizados a cada uso, voos fretados serão adotados e controle na saída de hotéis. Exames, assim como possíveis atendimentos e internações, serão cobertos pelo seguro-saúde dos atletas e não utilizarão recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar de alertas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avalia que o torneio não agregará riscos adicionais às condições sanitárias no Brasil. Além disso, a imunização também é um dos pontos levantados:

— Se exigisse a vacinação ou vacinasse os atletas neste momento, eles não teriam imunidade até o início da competição. Então como essas competições têm acontecido sem a exigência da vacinação, até porque no ano passado não existia vacina e o campeonato aconteceu sem maiores problemas, então não é uma imposição. Os que estiverem vacinados, melhor. Mas não se fará um esforço para vacinar esses atletas agora até porque a vacina poderia causar algum tipo de reação — disse o cardiologista.

A realização da Copa América no Brasil, com apoio do governo federal, tem provocado críticas. De um lado, a pandemia se alastra ainda mais pelo país, diante do prenúncio da terceira onda e da chegada das variantes delta, descoberta na Índia, e beta, oriunda da África do Sul. Do outro, pesa a acusação de assédio sexual e moral contra o agora afastado presidente da CBF, Rogério Caboclo. Conhecido como Coronel Nunes, o vice-presidente mais velho, Antônio Carlos Nunes, assume o cargo interinamente, por 30 dias.

Você viu?

Jogadores da Seleção ameaçaram boicotar o torneio, o que seria uma decisão de peso histórico. O cartola chegou a ventilar a possibilidade de substituir o atual técnico, Tite, por Renato Gaúcho. Depois de Caboclo — um dos pontos de insatisfação do grupo— sair do comando da entidade, os atletas decidiram participar da disputa.

Sem público, a competição começa no próximo domingo e vai até 10 julho, em quatro cidades-sede, concentradas na Região Centro-Oeste: Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro. Ao todo, serão 28 jogos, dez seleções e 650 pessoas envolvidas, entre jogadores e comissões técnicas, no torneio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!