CBF defende que o protocolo adotado no futebol é seguro
Lance!
CBF defende que o protocolo adotado no futebol é seguro

A temporada passada do futebol nacional teve 2,2% de taxa de casos positivos para a Covid-19 . Esse dado foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol, na manhã desta quarta-feira, em evento online, sobre a "evidência de retorno seguro" da modalidade.

A entidade avalia que tem protocolos sanitários seguros para continuidade do futebol no país, mesmo na pior fase da pandemia, com recordes de mortes dia após dia e com alguns dos Estados voltando às restrições mais duras de circulação.

Walter Feldman, Secretário-Geral da entidade, reconheceu que "o momento que o país vive é dramático" mas a entidade tem, segundo ele, "convicção que seu protocolo", confeccionado com a ajuda de profissionais da área médica, faz com que o futebol seja "seguro, controlado e responsável".

Segundo a CBF , na temporada passada foram monitorados 13.237 atletas, entre todas as competições. Foram realizados 89.052 testes, com taxa de positividade de 2,2% (ou seja, 1.959 resultados positivos). Foram 376 equipes, 2.423 partidas e 218.070 minutos de jogo foram controladas. Em 112 municípios, em 26 estados mais o Distrito Federal.

Na Série A, a entidade realizou 11.514 testes, com taxa de positividade de 3,1%.

Atualmente, a CBF promove competição com deslocamentos país inteiro. É que a Copa do Brasil 2021 já começou e do dia 9 ao18, só a primeira fase promoverá o deslocamento de 40 delegações. Serão ao todo quase 87 mil quilômetros percorridos em aviões, ônibus e até barcas pelas cinco regiões brasileiras, uma jornada que, somada, é o equivalente a duas voltas ao redor da Terra.

Ainda segundo a CBF, desde a retomada do futebol no país, em 8 de agosto com o Brasileirão, o investimento nas testagens foi superior a R$ 30 milhões. Realizaram 21 competições, com 2.600 jogos, incluindo as séries C e D do Campeonato Brasileiro, as femininas e as de base, que dependem integralmente dos recursos da CBF.

Você viu?

Na avaliação da entidade, houve surtos localizados em clubes, mas sem evidências de que isso tenha desencadeado contágio entre jogadores no campo de jogo.

Em artigo publicado recentemente no O GLOBO, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse que "o cenário continua desafiador. Mas estamos muito mais preparados para enfrentá-lo com as lições que aprendemos e serão aplicadas na temporada de 2021. Seguiremos tomando decisões corajosas com racionalidade, responsabilidade e permanente diálogo".

Para Jorge Roberto Pagura, Presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, os dados da CBF é o maior estudo mundial do futebol na pandemia e será compartilhado com entidades de interesse. Explicou que houve "busca ativa" por casos assintomáticos e que por isso foram checados 116.959 inquéritos epidemiológicos enviados pelos clubes e 4.860 planilhas de jogo. Acrescentou que "nenhum atleta entrou em campo sem estar testado e não houve contaminação entre atletas em campo".

O evento foi apresnetado pela Comissão Médica Especial da CBF e teve participação de Jorge Roberto Pagura, Presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, Clóvis Arns, infectologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Carlos Starling, infectologista e epidemiologista, Diretor da Sociedade Mineira de Infectologia e Consultor Científico da Sociedade Brasileira de Infectologia e membro do Comitê Assessor da Prefeitura de Belo Horizonte para gestão da Pandemia de Covid-19, Bráulio Couto, Epidemiologista, Doutor em Bioinformática e Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, e Roberto Nishimura, Médico do Esporte e Coordenador Operacional da Comissão Médica Especial da CBF.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!