Taty
LANCE!/NOSSO PALESTRA
Taty


O Palmeiras está perto de anunciar o atacante Valentin `Taty` Castellanos , do New York City , como o primeiro reforço para a temporada 2021. Conforme apurou o LANCE!/NOSSO PALESTRA, as partes, que já têm um alinhamento verbal, vão se reunir neste sábado para selar o negócio.

Em contato com fontes próximas ao jogador, a reportagem soube que o encontro presencial deste final de semana será determinante para ajustar os últimos detalhes do contrato por empréstimo, com opção de compra, do atleta de 22 anos.

Por se tratar de um jogador discreto e promissor, Taty Castellanos chamou atenção da diretoria palmeirense. Dentro de campo, por sua vez, Abel Ferreira deve ter à disposição um atacante completo e talentoso, mas que precisa de um esquema de jogo que o favoreça.

A melhor temporada da sua curta carreira foi em 2019, quando, sob o comando de Domènec Torrent, o argentino foi a campo 31 vezes, sendo 24 como titular, marcou 11 gols e 6 serviu assistências.

Após a saída do treinador espanhol, que tinha como característica promover um estilo de jogo que potencializava a criação de chances de gol, Taty não apresentou o mesmo rendimento. Isso porque, com a chegada de Ronnie Deila, o New York se tornou uma equipe menos versátil e mais engessada. O reflexo dessa mudança apareceu nas suas participações em gols – sete tentos e duas assistências em 25 jogos.

A principal característica de Castellanos é jogar fora da área, muitas vezes de costas para o gol, com o intuito de ser associativo, ou seja, tabelar e fazer pivô com seus companheiros. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso de um meio-campo que chegue ao ataque com frequência.

Independentemente desta ser sua maior virtude, Castellanos também tem boa interpretação do espaço e se vale dessa característica para atacar as costas dos zagueiros adversários. Assim como foi citado anteriormente, a presença de companheiros que atraem a marcação possibilitam os facões.

Você viu?

Outra qualidade é o chute de fora da área. Quase um terço dos gols marcados por Taty na temporada 2019 foram oriundos de finalizações de longa distância. Destaque para o esquema de Dome, que potencializou suas características e deu esse espaço a ele.

Apesar de não ser um típico centroavante de referência, oportunista, o jovem argentino tem boa noção de posicionamento dentro da área e também sabe marcar assim, que foge ao padrão das suas melhores características.

No que se diz respeito às assistências, o atacante costuma serví-las depois de fazer o pivô, ajeitando para finalização dos companheiros. Das seis distribuídas em 2019, três foram dessa maneira.

Ainda que tenha algumas semelhanças, Castellanos não tem o mesmo estilo de Luiz Adriano, uma vez que o jovem argentino tem mais explosão e capacidade de jogar nas costas da defesa adversária. Características essas que podem ser complementares à atual organização ofensiva do Palmeiras.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários