Lucas Braga
Instagram
Lucas Braga

O narrador da Rádio Grenal, Haroldo de Souza, está sendo acusado de racismo após se referiu ao atacante Lucas Braga, do Santos, como "crioulinho", durante o empate por 3 a 3 com o Grêmio, nesta quarta-feira, em Porto Alegre.

Na ocasião, durante uma conversa com o repórter que acompanhava a partida, Haroldo questiona: "Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?". O repórter respondeu que era o Lucas Braga. E Haroldo de Souza segue: "Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa".

Depois da repercussão do caso, que pode ser enquadrado como crime de injúria racial, Haroldo se defendeu: "Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará. Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse: 'Quem é aquele neguinho lá na ponta'?; 'Quem é aquele alemão ali no meio'?;'E esse polaco aí quem é'? Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo. Reitero minhas sinceras desculpas aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência", apontou.

Em nota, o Santos repudiou a fala e prometeu providências.

Você viu?

"O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal. Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização. O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio. É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade. Basta de tolerância com racismo! Basta!"

Veja o vídeo:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!