Marta e Neymar
Divulgação
Marta e Neymar

Entre as questões do ENEM  2020, cuja primeira prova foi realizada neste domingo, uma delas levantou uma velha discussão do futebol. O exame abordou a diferença de remuneração entre homens e mulheres usando como exemplo os dois maiores expoentes brasileiros da atualidade: Marta e Neymar .

A questão trouxe dados relativos aos feitos de cada um deles e o quanto eles ganham. Mas se mostrou desatualizada. Ao listar o número de vezes em que Marta foi eleita a melhor do mundo, disse que a brasileira ganhou cinco, quando na verdade foram seis.

Além disso, aponta Neymar como terceiro melhor do mundo na última votação (ele ficou em nono na premiação mais recente). Ainda assim, é possível compreender que o intuito era mostrar como, apesar da disparidade de prêmios entre a jogadora e o atacante do PSG , a remuneração dele é muito maior. Um problema que perdura até hoje.

Usando como fonte informações de agosto de 2017, a questão apresenta Marta com um salário anual de 400 mil dólares e 103 gols pela seleção. Com isso, sua média é de 3,9 mil dólares por cada gol. Já Neymar, com remuneração de 14,5 milhões anuais e 50 gols pela seleção, teria média de 290 mil dólares por cada um deles.

Confira, abaixo, a questão na íntegra:

" O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que:

Você viu?

A - apresenta proximidades com o tênis no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres.

B - se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores.

C - traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais ao seus esforços no treinamento esportivo.

D - resulta em melhor eficácia para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras.

E - possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta. "

    Leia tudo sobre: ENEM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários