O Santos bateu o Boca Juniors por 3 a 0 na última quarta-feira e garantiu sua primeira final de Libertadores desde 2011. Há dez anos, a equipe conquistou a América ao bater os uruguaios do Peñarol na final.
Comandada por Paulo Henrique Ganso e Neymar e reforçada por nomes que se projetariam ao futebol mundial posteriormente, como Alex Sandro e Danilo, o elenco de 2011 , comandado por Muricy Ramalho, uniu a experiência aos jovens talentos e saiu com o tricampeonato da competição, o primeiro depois da era Pelé.
Você se lembra de todos os campeões continentais daquela equipe? Confira, em galeria preparada pelo GLOBO, como estão alguns dos principais nomes do elenco:
Rafael Cabral
Rafael Cabral é titular e um dos principais jogadores do Reading, da segunda divisão inglesa. A equipe briga pelo acesso. O goleiro teve longa passagem pelo Napoli e um curto período na Sampdoria antes de acertar com os ingleses.
Pará
Lateral-direito, Pará passou por Grêmio e Flamengo — quando fez parte do elenco que conquistou a Libertadores de 2019 — antes de voltar à Vila Belmiro, há dois anos.
Alex Sandro
O lateral-esquerdo Alex Sandro foi vendido ao Porto e ficou por lá até 2015. Hoje, atua pela Juventus. O jogador acumula dois títulos portugueses, cinco italianos e venceu a Copa América de 2019 pela seleção brasileira.
Bruno Rodrigo
Após o título no Santos, Bruno Rodrigo foi bicampeão brasileiro no Cruzeiro e venceu outra Libertadores, pelo Grêmio (2017). O zagueiro se aposentou aos 32 anos.
Durval
Durval ficou até 2013 na Vila Belmiro. No ano seguinte, voltou ao Sport, onde é ídolo, para disputar as últimas temporadas da carreira. Aposentou-se no início de 2020, aos 39 anos.
Arouca
Arouca passou por Palmeiras, Atlético-MG, Vitória e Figueirense. Hoje, aos 34 anos, o volante ajuda o clube catarinense na briga contra a queda à Série C.
Danilo
O lateral-direito Danilo, que atuou como volante naquela final, rodou por alguns gigantes europeus nos últimos anos. Do Porto, foi ao Real Madrid — onde foi bicampeão europeu — e seguiu por Manchester City e Juventus, seu clube atual. O jogador é uma das principais opções da seleção brasileira em sua posição.
Adriano
O volante Adriano tornou-se um andarilho do futebol após a passagem pelo Santos. Desde que deixou a Vila, atuou por São Caetano, Grêmio, Vitória, Avaí, Novorizontino, Goiás, CRB, Santo André, Portuguesa e Imperatriz-MA. Aos 33 anos, o jogador acertou com o Amazonas FC no início de 2021.
Elano
Cria do Peixe, Elano passou por Grêmio, Flamengo e pelo futebol indiano antes de voltar à Vila Belmiro, em 2015, quando foi bicampeão paulista. Em 2016, anunciou sua aposentadoria, aos 35 anos, e dedicou-se à carreira de técnico. Desde então, já esteve à frente do Santos, da Inter de Limeira e do Figueirense, mas segue em busca do primeiro grande trabalho da carreira.
Paulo Henrique Ganso
Camisa 10 daquela equipe, Paulo Henrique Ganso tentou empreitadas na Europa (Sevilla e Amiens), mas sua passagem de maior destaque foi no futebol brasileiro, pelo São Paulo, quando venceu a Copa Sul-Americana, em 2012. Hoje, o meia busca recuperar seu espaço no Fluminense.
Zé Eduardo
Zé Eduardo, o irreverente Zé Love, teve curta passagem pelo futebol italiano (Genoa e Siena) após a o título continental. O atacante rodou pelos gramados chineses e árabes, bem como clubes brasileiros: Coritiba, Goiás, Vitória, Figueirense e Oeste. Hoje, aos 33 anos, é um dos destaques do Brasiliense.
Neymar
Neymar dispensa apresentações. Principal jogador brasileiro em atividade no mundo, o camisa 10 do PSG coleciona títulos: foi bicampeão espanhol e campeão europeu pelo Barcelona, para onde se transferiu do Santos. Já no PSG, acumula três títulos franceses. Principal jogador da seleção brasileira, venceu a Copa das Confederações em 2013 e foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.