O Brasileirão pode ter início no dia 9 de agosto. O anúncio foi feito pela CBF após reunião com a Comissão nacional de Clubes (CBC). Também ficou definida uma data para a possível volta da Série B. Seria um dia antes, em 8 de agosto.
Leia também: CBF lança cartilha com etapas para o retorno do futebol brasileiro
As datas nasceram após reunião com os 40 clubes das duas primeiras divisões. O maior entrave para a realização do torneio é a liberação das autoridades de saúde, já que a realização de eventos esportivos depende do aval de cada município e governo estadual onde o estádio está localizado. Mas a maioria dos clubes da Série A se dispuseram a jogar fora de suas cidades caso, até lá, não haja a permissão.
Leia também: Ministério da Saúde quer ajustes em protocolo da CBF para retomar futebol
Dos 20 clubes participantes, 19 concordaram com a medida. O Athletico Paranaense foi o único a se posicionar de forma contrária.
Você viu?
O desejo da CBF seria iniciar o Brasileiro após o término dos Estaduais. Mas nada impede que ocorram competições de forma concomitante, pois a entidade não tem controle sobre o retorno dos torneios locais.
Confira o comunicado na íntegra:
O campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.
A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes duas séries.
As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiadas pelos clubes.
O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.