Lance


A Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) divulgou um plano com diretrizes a serem seguidas pelos clubes para retomarem as atividades esportivas com segurança. O documento foi elaborado pela Comissão Médica Especial da entidade e segue as normas da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

Leia também: Governo autoriza retorno do futebol no Rio a partir deste sábado

Futebol no Brasil deve retornar de forma gradual
Rodrigo Gazzanel/RM SPORTS IMAGES/Agência o Globo
Futebol no Brasil deve retornar de forma gradual



O plano será composto por cinco etapas para que os trabalhos voltem de maneira gradual: preliminar, treinamentos individuais ou em pequenos grupos, treinamentos coletivos, competições e acompanhamento. A cartilha também diz que os clubes de futebol devem ser responsáveis por medidas internas de segurança sanitária.

Leia também: Luxemburgo minimiza racismo no futebol: "Nada mais é do que bobagem"

A primeira fase será o momento em que os clubes devem buscar fazer uma testagem em massas nos seus funcionários e de forma constante para garantir que ninguém esteja contaminado pelo coronavírus. Caso um atleta, por exemplo, teste positivo, ele deve passar por um período de isolamento social.

A segunda etapa será semelhante ao que foi visto no futebol europeu. Os treinos serão, em um primeiro momento, de forma individual e depois em pequenos grupos. Os profissionais devem chegar uniformizados em seus transportes particulares, não irão dividir vestiários e devem sair do trabalho diretamente para suas casas. Ao chegarem nos Centros de Treinamentos, todos passaram por teste de temperatura.

O terceiro momento, de treinos coletivos, deverão ser precedidos por um treinamento físico por não haver previsão para o retorno das atividades profissionais. Nesta fase, algumas medidas das etapas anteriores, como os testes e medidas de segurança sanitária, devem continuar sendo realizadas.

A quarta fase não prevê datas para o retorno das competições organizadas pela CBF. No entanto, a cartilha diz que o calendário pode passar por ajustes por conta da pandemia do coronavírus. Apesar das competições nacionais não terem retorno confirmado, as federações estaduais estão planejando para que seus torneios voltem.

A última etapa diz que o ajuste das partidas em novas datas tenha que ser flexível, pois a tabela de jogos pode sofrer com remarcações e alterações em seu cronograma. Os clubes também devem avisar caso haja casos positivos para COVID-19 em seu elenco.

O consenso no guia médico é de que todas as partidas serão realizadas sem público e com acesso restrito aos estádios de futebol , como é observado na Europa. A imprensa também terá um trabalho limitado e as entrevistas coletivas devem ser realizadas por videoconferência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!