Lance

Lance


Houve uma mudança na rotina do Palmeiras , mas esta sexta-feira é dia de treino físico. E, também, tático, mesmo com a impossibilidade de trabalhos presenciais devido à pandemia do coronavírus. Vanderlei Luxemburgo reunirá o elenco em videoconferência para apresentar análises do que o time fez em 14 jogos em 2020, comparando com as estatísticas de Flamengo e River Plate no ano passado, quando chegaram à final da Libertadores.

Leia também: Luxemburgo destaca mortos por coronavírus e coloca futebol em segundo plano

Luxemburgo
Florida Cup/Divulgação
Luxemburgo



- Estou analisando e vou entrar em conversa com os jogadores o que fizemos e o que deu certo e errado em 14 jogos, onde temos de melhorar... Sabemos os números de Flamengo e River Plate, que fizeram a final da Libertadores. Não direcionando para ninguém, mas são números de equipes que chegaram, com os nossos números de momento para saber o quanto precisamos evoluir - disse o treinador ao Fox Sports.

Leia também: Espaço até para provocação: conheça detalhes do 'home training' do Verdão

Para o trabalho tático, Luxemburgo usou um software de posicionamento tático desenvolvido por ele desde os anos 1990. As possíveis movimentações do Palmeiras e de adversários foram enviadas para os jogadores e será realizado um debate nesta sexta-feira. A análise de todas as partidas do time em 2020 já vinham sendo feitas com a ajuda do auxiliar Maurício Copertino.

- Tenho um programa em que posso montar um time jogando contra o outro, fazer um 4-1-4-1 contra um 4-2-3-1 e mostrar isso, com defesa, ataque, meio de campo, posicionamento. Mando para cada um dos jogadores e, depois, entrar em uma videoconferência, para discutir o que eles viram - comentou o técnico, aprovando a evolução que a equipe apresentou desde o ano passado.

- Vai ser passado o que temos de evoluir e o que evoluímos de 2019 para cá. Existe um processo crescente grande. Essa parte tática vai ser passada. Não tem como jogar um time contra outro, mas tenho como mostrar para eles como joga - prosseguiu o treinador.

Em 2020, contando as duas partidas realizadas durante a pré-temporada, nos Estados Unidos, pela Florida Cup, o Palmeiras acumula oito vitórias, cinco empates e somente uma derrota. O aproveitamento é de 69%, satisfatório, na visão de Luxemburgo, projetando a busca pelo título brasileiro.

- O percentual que temos hoje, de 69%, se fosse no Brasileiro, estaria campeão ou batendo campeão, alguém teria de trabalhar muito mais forte... Com um estágio de 75%, dificilmente vai largar o campeonato fora. É muito alto. Lembro que estava no Real Madrid com um percentual altíssimo, mas o Barcelona estava com 82%, como eu ia ganhar? Mas 75% é um percentual que dá condição de olhar para a equipe e falar que pode disputar para ganhar.

    Leia tudo sobre: futebol

    Veja Também

      Mostrar mais