Lance


A retomada das partidas de futebol no país será feita com cautela. Em 'live" promovida nesta quarta-feira pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, apontou quais têm sido os caminhos da entidade para lidar com o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Polêmico, Velloso diz que retorno do futebol não agravaria crise por Covid-19

Ainda é possível ter calendário completo, de acordo com CBF
Fcesar / Ofotográfo / Agência O Globo
Ainda é possível ter calendário completo, de acordo com CBF



- Costumam me perguntar muito se já há data de volta dos jogos, mas a resposta contundente é não, do ponto de vista da sensatez, da saúde. Mas sabendo desta dificuldades, elaboramos um protocolo de saúde extraordinário, no qual debatemos com 140 médicos, entre eles infectologistas e epidemiologistas, além de sempre estarmos em contato com o Ministério da Saúde, secretários de estado ligado à saúde - afirmou.

Leia também: Funcionário da CBF morre aos 49 anos com suspeita de Covid-19

Na conversa com o vice-presidente da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, o jornalista Jairo Roizen e o diretor de futebol feminino da CBF , Marco Aurélio Cunha, Feldman destacou que já deu aval para a volta aos treinamentos, mas com uma série de precauções.

- O retorno às atividades de treinos já foi orientado pela CBF e por federações. Inicialmente, por teleconferência e depois com segurança voltar aos CTs com distanciamento social, com história clínica, medindo temperatura com testes para detectar a contaminação. Estamos fazendo passo a passo, os clubes estão voltando, particularmente os da Série A - declarou.

O secretário-geral ressaltou que há uma constante avaliação sobre o calendário do futebol brasileiro. E, segundo ele, ainda há chance de todas competições serem realizadas sem grandes mudanças.

- Imediatamente após a paralisação, começamos a montar todos o cenários imaginários. Junho, julho... Temos todos os meses estabelecidos. Com algumas vantagens, pois a Copa América foi suspensa, as Eliminatórias estão indefinidas, não sabemos como vão ser a Libertadores e Sul-Americana. Neste momento, ainda é perfeitamente possível termos um calendário completo. Recomeçar os Estaduais, prosseguir a Copa do Brasil e iniciar os Brasileiros das Séries A, B, C e D - porém, deixou um alerta:

- Caso daqui a pouco a pandemia se instale de maneira mais agressiva, a todo momento vamos ter de reavaliar. É possível um calendário completo neste momento sem mudança estrutural - completou.

Walter Feldman ainda detalhou as ações que a entidade máxima do futebol brasileiro tem promovido para dar suporte aos clubes neste período de pandemia.

Leia também: Retomada do futebol: Ministério da Saúde alerta CBF sobre testes

- O presidente (Rogério) Caboclo destinou em torno de R$ 40 milhões aos clubes das Séries C e D. Lançamos o projeto Seleção Solidária, para ajudar famílias carentes. Com relação às equipes das Séries A e B, que somam 40 times, eles conseguiram finalizar um acordo com a Rede Globo que vai disponibilizar 40% das suas cotas para dar acordo de sobrevivência. Hoje (quarta-feira) saiu uma portaria na Secretaria de Esportes para melhorar o caixa dos clubes. Estamos em busca também, dia e noite, para dar linha de crédito às agremiações - declarou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!