Sem futebol por conta da pandemia de coronavírus, os amantes do esporte estão cada vez mais ansiosos para que as competições retornem o mais breve possível. Dentre todos os torneios que deverão ser retomados, estão os campeonatos estaduais , que caminhavam para seus momentos decisivos antes da paralisação. Mas caso não haja data para que os estaduais continuem, e os campeões fossem decretados pelo cenário construído antes da interrupção, quais clubes ficariam com as taças? E quais seriam rebaixados?
Leia também: Neymar rebate críticas de jornal espanhol sobre quarentena
Selecionamos os principais estaduais do Brasil e elencamos abaixo os times que seriam campeões e aqueles que sofreriam com o descenso. Vale dizer que esta é apenas uma especulação do que poderia acontecer. Caso os estaduais de fato não continuem, ficará a cargo das federações de cada estado escolher os critérios para definir os campeões e os rebaixados .
Nos cenários abaixo, consideramos campeões aqueles que somaram o maior número de pontos até aqui ou aqueles que venceram o primeiro turno. No caso dos rebaixados, levamos em conta as equipes de menor pontuação. Em alguns campeonatos, inclusive, os times que caíram de divisão já foram definidos, como no Cearense e Paranaense.
Confira:
Campeonato Paulista
Campeão: Santo André
Rebaixados: Ponte Preta e Botafogo
Campeonato Carioca
Campeão: Flamengo
Rebaixado: Nova Iguaçu
Campeonato Gaúcho
Campeão: Caxias
Rebaixados: Pelotas e São Luiz
Campeonato Mineiro
Campeão: América
Rebaixados: Villa Nova e Tupynambás
Campeonato Paranaense
Campeão: Coritiba
Rebaixados: PSTC e União Beltrão (já definidos)
Campeonato Catarinense
Campeão: Avaí
Rebaixado: Tubarão
Campeonato Baiano
Campeão: Bahia
Rebaixado: Jacobina
Campeonato Pernambucano
Campeão: Santa Cruz
Rebaixados: Decisão e Vitória
Campeonato Cearense
Campeão: Ferroviário*
Rebaixados: Floresta e Horizonte (já definidos)
*Vale lembrar que o Ferroviário tem um jogo a mais em relação aos outros times que também brigam pelo topo da tabela do Cearense.