O Cruzeiro tem novo comandante novo. A Raposa acertou nesta quarta-feira,18 de março, a contratação de Enderson Moreira, de 48 anos, para o cargo de treinador do time celeste. Também chegam à Toca da Raposa 2 o auxiliar técnico Luís Fernando Flores, o preparador físico Edy Carlos e o preparador de goleiros Aílton Serafim.
Leia também: Com churrasco e futebol, detentos tentam animar Ronaldinho na prisão
Enderson Moreira acumula passagens em diversas agremiações pelo Brasil, tendo o Ceará como a última equipe que dirigiu. O técnico soma em seu currículo títulos dos campeonatos Brasileiro Série B, Baiano, Goiano, Paulista e Gaúcho.
O novo treinador relembrou a sua passagem pela base cruzeirense e falou sobre como será o trabalho nesta temporada.
- Satisfação enorme de voltar ao clube que me deu a oportunidade de mudar de patamar. Estou voltando para um lugar em que tenho muito carinho e respeito. Sei que é um momento complicado para o Clube, mas acredito que eu posso contribuir para que a equipe possa dar uma resposta positiva dentro de campo. Nosso objetivo é ter um time bem organizado e que sabe o que quer- disse, para em seguida falar da expectativa de levar a Raposa de volta à primeira divisão.
- Tenho uma grande expectativa de que vamos conseguir devolver o Cruzeiro à elite do futebol brasileiro. Sei que muitas pessoas corretas estão ajudando o Clube neste momento. Gostaria de aproveitar e agradecer aos gestores, que estão acreditando em meu trabalho. Tudo isso será determinante para que possamos contribuir com a reconstrução - complementou.
A chegada de Enderson Moreira ao Clube Celeste reeditará uma parceria de muito sucesso entre o treinador e Ricardo Drubscky, o novo Diretor de Futebol da Raposa. Os dois trabalharam juntos no Clube celeste na campanha que culminou no título estrelado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2007. Outra união da dupla que rendeu muitos frutos e destacou a sinergia dos profissionais, foi na conquista do Campeonato Brasileiro Série B pelo América-MG, no ano de 2017.
- Será um prazer reencontrar com o Ricardo, que é um grande mestre no futebol e uma referência que tenho em meu trabalho. Sempre tivemos uma sintonia muito boa no modo de pensar o jogo. Nos últimos anos tivemos uma parceria vitoriosa e espero que a gente consiga desenvolver um grande trabalho juntos e fazer com que o torcedor se veja representado dentro de campo- concluiu.
Saída do Ceará e acerto rápido
Enderson Moreira deixou o Ceará
no fim da terça-feira, 17 de março, e seu acerto com a Raposa foi muito rápido.
Você viu?
Após a saída de Enderson do Vozão, onde fazia boa temporada, não estando ameaçado de queda, o clube cearense não perdeu tempo e contratou Guto Ferreira, outro nome citado para assumir o time celeste.
A confirmação de Ricardo Drubscky como novo diretor de futebol cruzeirense acelerou o processo de contratação de Enderson, já que ambos tem boa relação e trabalharam juntos no América-MG em 2017. quando o Coelho foi campeão da segunda divisão nacional.
Enderson Moreira deixa um time na Série A, o Ceará, para um desafio na Raposa, mesmo na Série B. O treinador teve passagens por diversos clubes brasileiros, como Ipatinga, em 2008, time B do Internacional, entre 2009 a 11, Fluminense (2011), Goiás (2011/13), Grêmio (2014), Santos (2014/15), Athletico Paranaense (2015), Fluminense novamente, em 2015, Goiás (2016), América-MG, de 2016 a 2018, Bahia (2018/19) e Ceará, início de 2019 e com retorno no começo de 2020. Sua passagem pelo Vozão este ano mantinha o time invicto, com dez jogos, conquistando seis vitórias e quatro empates.
Títulos no profissional e na base celeste
Enderson foi bicampeão goiano pelo Goiás, em 2013 e 2013, da Série B de 2012. No América-MG também fez boa campanha na segunda divisão do Brasileiro, vencendo outro título, em 2017.
Na base do Cruzeiro, em 2007, venceu a única conquista da Raposa na Copa São Paulo de Futebol Júnior, derrotando o São Paulo na final.
Adilson Batista “cravou” Enderson no Cruzeiro
Demitido pelo Cruzeiro no último domingo,15 de março, o técnico Adilson Batista deu um “furo” na Raposa e anunciou que Enderson Moreira seria o novo treinador da Raposa. Em entrevista ao Fox Sports, Adilson disse com convicção que o agora ex-treinador do Ceará assumiria o Cruzeiro.
- Vamos dar o furo aqui, uai. É oficial. Eu sou amigo do Enderson, joguei com Luis Fernando (Flores) também, que é seu auxiliar. É um grande profissional. Espero que os gestores não fiquem bravos comigo-- disse Adilson ao canal esportivo.
FICHA TÉCNICA – ENDERSON MOREIRA
Nome completo: Enderson Alves Moreira
Nascimento: 28/09/1971
Naturalidade: São Paulo-SP
Carreira: Atlético-MG, Cruzeiro, Ipatinga, Internacional, Grêmio, Santos, Athletico-PR, Fluminense, Goiás, América-MG, Bahia, Ceará e Cruzeiro (desde 03/2020)
Títulos: Campeonato Brasileiro Série B (2012 e 2017), Campeonato Goiano (2012, 2013 e 2016), Campeonato Brasileiro sub-23 (2010), Copa São Paulo de Futebol Júnior (2007) e Campeonato Brasileiro sub-20 (2007)
Prêmios individuais: Melhor Treinador – Trofeu Guará 2017; Melhor Treinador – Troféu Telê Santana 2017