O bilionário russo Ivan Savvidis é um dos homens mais ricos do mundo e está disposto a investir boa parte de sua fortuna no futebol brasileiro .
Segundo informações da Gazeta Esportiva , Savvidis deve procurar clubes no Brasil que estejam abertos a iniciar uma parceria ou, se for o caso, serem comprados definitivamente.
A ideia surgiu com Giorgos Savvidis, filho e sócio de Ivan e que é fã incondicional do futebol brasileiro. Pelo que parece, agora conseguiu convencer o pai.
As conversas ainda estão no começo e o projeto deve começar nas próximas semanas. A família Savvidis pretende agendar reuniões com clubes do Brasil a partir de fevereiro deste ano.
E já existem dois clubes na mira do bilionário russo: Paraná Clube e Fortaleza .
Os paranaenses, que vão disputar a Série B, vivem uma grave crise financeira, com quatro meses de salários atrasados e quase 600 processos trabalhistas. O clube, inclusive, busca interessados para arrendar o departamento de futebol.
Já com relação aos cearenses, a Gazeta Esportiva revelou que já existe no clube um estudo para tornar viável e legal uma parceria nestes moldes. A ideia é que o Fortaleza passe a ter, de fato, um dono.
O Tricolor cearense está na Série A do Brasileirão , vai disputar a Copa Sul-Americana e tem uma torcida conhecida pela sua paixão enorme.
Apesar do interesse inicial em Paraná Clube e Fortaleza, outros clubes não estão descartados.
Red Bull Bragantino é modelo
A intenção dos Savvidis é repetir o que a família fez em 2013 com o PAOK, da Grécia. O investimento quitou as dívidas do clube grego, além de investir pesado em contratações e obter retornos tanto no campo quanto nas finanças.
Assim como no Red Bull Bragantino , investir em jogadores jovens, com potencial de venda alto, seria o principal foco.
Quem é o bilionário
Ivan Savvidis , de 60 anos de idade, é dono do PAOK , um dos times mais ricos do futebol grego atualmente. Conhecido por ser bastante polêmico, o dirigente chegou ao comando do clube em 2013, depois que uma de suas empresas comprou as ações da equipe.
A sua chegada mudou completamente o patamar do PAOK, que vivia assolado em dívidas.
Savvidis é russo de nascimento, mas tem pais gregos e é um bilionário dono de empresas ligadas ao tabaco e ao comércio de carne e produtos agrícolas na Rússia, além de um grupo de comunicação na Grécia.
Em 2003, ele foi eleito deputado no parlamento russo e, no ambiente político, tornou-se próximo a Vladimir Putin, presidente do país.
Em 2018, Ivan Savvidis foi protagonista de uma das cenas mais surreais do futebol grego. Depois que o PAOK teve um gol anulado aos 45 minutos do segundo tempo, contra o líder AEK, ele invadiu o gramado portando uma arma de fogo na cintura.
Por conta disso, o Campeonato Grego ficou paralisado por duas semanas. Ivan Savvidis foi suspenso por três anos, enquanto o PAOK perdeu três pontos naquela ocasião.