Tamanho do texto

Jovem lateral-direito chegou a ser afastado e multado pelo Galo, mas acabou sendo reintegrado

Guga, lateral do Atlético-MG, celebrou título do Flamengo arrow-options
Reprodução
Guga, lateral do Atlético-MG, celebrou título do Flamengo

O lateral Guga, do Atlético-MG , foi advertido pelo próprio clube ao postar em sua rede social  um vídeo comemorando o título do Flamengo na Copa Libertadores, nó último dia 23 de novembro.

Por conta disso, Guga foi afastado pelo Galo do jogo o Athletico-PR e ainda levou uma multa. Depois, o atleta pediu desculpas e foi reintegrado, ficando no banco de reservas no duelo diante do Corinthians, no final de semana passado.

Reveja o vídeo:

Para o advogado especialista em direito do trabalho desportivo Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, a punição recebida pelo jogador é lícita.

"O atleta profissional é regido pela Lei Geral do Desporto, também conhecida como Lei Pelé, e a CLT é aplicada de forma subsidiária. O artigo 35 da Lei Pelé estabelece as obrigações do atleta e prevê que o profissional observe as regras da sua modalidade e exerça sua atividade de acordo com as normas do campeonato e com a ética desportiva", comentou.

"Dentro da ética, encontra-se o dever de respeito aos símbolos do clube que ele defende. Por isso, a advertência ao jogador é lícita", explicou Mauricio Corrêa da Veiga.

Guga, lateral do Atlético-MG, celebrou título do Flamengo arrow-options
Site oficial
Guga, lateral do Atlético-MG, celebrou título do Flamengo

O advogado ainda explicou que, antigamente, os clubes estabeleciam em contrato as normas que os jogadores deveriam obedecer, porém muitas destas normas extrapolavam a atividade profissional do atleta e invadiam a vida pessoal do jogador.

Segundo ele, alguns contratos proibiam até mesmo o atleta de dirigir automóvel. No entanto, no caso de Guga , o especialista esclarece que a punição fixada pela diretoria do clube não foi em razão da vida privada do atleta, mas sim em razão da atitude que foi contra as regras do desporto.