A CBF emitiu nesta segunda-feira (25) uma atualização no posicionamento sobre o tratamento ao Flamengo em relação ao número de títulos brasileiros. Para a entidade, "sob o ponto de vista esportivo", o Flamengo é "merecedor da designação de heptacampeão brasileiro".
Leia também: Infográfico: Flamengo atropelou após a Copa América e arrancou para o título

Leia também: Neto parabeniza Fla e ataca Globo e Fox Sports: "Mostrou que é flamenguista"
A discussão envolve o título de 1987, que o Supremo Tribunal Federal (STF) atribuiu ao Sport. O Flamengo , campeão da Copa União daquele ano, se recusou a enfrentar o time pernambucano, vencedor do módulo considerado a segunda divisão da época.
Na campanha deste ano, o rubro-negro está com 81 pontos, tem 13 de vantagem em relação a Palmeiras e Santos e não pode mais ser ultrapassado.
Além de 1987 e 2019, o Flamengo tem títulos em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.
Leia também: Hepta ou hexa? Presidente do Sport vai processar Flamengo por título de 1987
A nota da CBF
A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro.