Tamanho do texto

Clube do interior paulista faz grande campanha na Série B e já se prepara para o retorno à elite, com novos nome e escudo

Red Bull Bragantino estará na Série A do Brasileirão em 2020 arrow-options
Clube Atlético Bragantino/Divulgação
Red Bull Bragantino estará na Série A do Brasileirão em 2020

Quase duas décadas depois, repaginado, com novo nome e investidores, o Bragantino está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro . Ao vencer o Guarani por 3 a 1 nesta terça-feira, a equipe conseguiu o acesso com cinco rodadas de antecedência. E com muito mérito.

Leia também: Red Bull deve injetar R$ 200 milhões no Bragantino visando título da Série A

Com 65 pontos em 33 jogos, a campanha do agora Red Bull Bragantino na Série B supera, inclusive, a dos dois últimos grandes que passaram por lá.

Em 2016, nessa altura da competição, o Vasco tinha apenas 58 pontos. Já o Internacional, em 2017, somente 62. A marca é igual a do Botafogo, em 2015, porém, na época, o Glorioso precisou de mais duas partidas para confirmar a volta.

E para 2020, já com o nome oficial de Red Bull Bragantino, o clube ganhará nova identidade visual, alterando o escudo para o padrão que é utilizado pelos times que tem parceria com a empresa de energéticos.

Leia também: Como será o Red Bull Bragantino na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro?

Claudinho é um dos destaques do Bragantino arrow-options
Clube Atlético Bragantino/Divulgação
Claudinho é um dos destaques do Bragantino

"O escudo vai ter algumas mudanças para incorporação da Red Bull. É algo normal no futebol brasileiro, o Athletico-PR fez recentemente, e é um processo que vamos estudar até o final do ano”, disse o CEO Thiago Scuro.

"Queremos respeitar a tradição que o Bragantino construiu no futebol brasileiro, e a expectativa é de construir uma nova história juntos, retomando, através do Bragantino, a glória do futebol do interior e as glórias que o Bragantino teve no passado", completou o dirigente.

O atual escudo do Bragantino ganhará o padrão usado pelo marca nos outros times ao redor do mundo, ou seja, será idêntico ao do Red Bull Brasil, colocando a palavra "Bragantino" na parte inferior.

Confira abaixo como deve ser:

Escudo do Red Bull Bragantino em 2020 deve ser assim arrow-options
Divulgação
Escudo do Red Bull Bragantino em 2020 deve ser assim

Mesmo com essa provável mudança, alguns designers decidiram sugerir como deveria ser o novo escudo do Red Bull Bragantino e os trabalhos foram publicados pelo site Mantos do Futebol

Veja algumas sugestões:

Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino arrow-options
Mantos do Futebol / Mateus Rodrigues
Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino


Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino arrow-options
Tarsis Teixeira Nogueira / Mantos do Futebol
Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino


Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino arrow-options
Bruno Thomaz / Mantos do Futebol
Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino


Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino arrow-options
Mateus Fassheber / Mantos do Futebol
Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino


Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino arrow-options
Mantos do Futebol / Gabriel Pacheco
Sugestão de escudo para o Red Bull Bragantino


Campanha e números na Série B

O Bragantino figurou entre os primeiros colocados da Série B de 2019 desde a 1ª rodada, quando estreou com vitória fora de casa sobre o Brasil de Pelotas, por 1 a 0. A liderança foi alcançada no sétimo jogo, não a perdendo mais.

Dono do melhor ataque da competição, com 56 gols, o Braga tem também a melhor defesa, com apenas 23 gols sofridos. Ofensivamente, destaque para Claudinho, segundo jogador com mais participações diretas em gols, 18, sendo 10 assistências - maior garçom - e oito bolas na rede. O camisa 10 é ainda o maior driblador da competição, com 45 acertos (81,8% de aproveitamento no fundamento) e o que mais dá passes para finalização, 85, segundo o Footstats.

O jogo coletivo, no entanto, é a principal arma. O time é o que mais troca passes - 14629 - e com a maior precisão - 90,8%. Além disso, é disparado o que mais faz inversões de jogo (198), uma característica da equipe . E o faz de forma objetiva. A equipe lidera o ranking de finalizações - 564 -, de conclusões através de passe (379), de gols com assistências (36) e é o segundo em cruzamentos (940) e dribles (245). Um volume ofensivo que chama a atenção.

Bragantino na Série B 2019 arrow-options
Clube Atlético Bragantino/Divulgação
Bragantino na Série B 2019

Outro dado interessante do Bragantino nessa campanha é o de desarmes. Apesar de ter a maior média de posse de bola da Série B, com 58%, é o segundo com mais roubos de bola certo na competição, ficando atrás apenas do Sport, que também faz uma grande temporada. Individualmente, o lateral Aderlan é o principal destaque no quesito, com 63. Claudinho - novamente ele -, é o segundo, com 54. Jogando muitas vezes com as linhas avançadas, fazendo uma pressão alta, os zagueiros Ligger (50) e Léo Ortiz (48), vêm na sequência.

Um retorno justificado dentro do campo e corroborado pelos números. Antes mesmo que 2019 termine, o Red Bull Bragantino já promete ser uma das grandes atrações de 2020.