Técnico Fábio Carille está pressionado pela falta de resultados positivos
Reprodução
Técnico Fábio Carille está pressionado pela falta de resultados positivos

Sem vencer há sete jogos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians vive momento conturbado na temporada. Após a derrota por 2 a 1, para o CSA, na última quarta-feira, o Timão voltou para São Paulo e foi recebido sob protestos de torcedores no CT Joaquim Grava. Na ocasião, um grupo de torcedores chegou a entrar no centro de treinamento do time para conversar com alguns jogadores .

Leia mais: Torcedores do Corinthians picham muros do clube: "Acabou a paz"

Viver momentos de instabilidade e de crise é comum para as equipes ao longo da temporada. No caso de clubes como o Corinthians , no entanto, a grandeza da instituição pode fazer a diferença para reverter o atual cenário, como explica a coach esportiva e analista comportamental, Amanda Ciaramicoli .

“O Corinthians, apesar da fase que está atravessando, é um clube grandioso. Isso precisa ser lembrado a todo momento. É claro que, quando o cenário não é favorável, a cobrança aumenta em todos os lados. E, quando o time absorve o lado negativo, o desempenho em campo é prejudicado”, avaliou.

A profissional destaca que, além da cobrança da própria torcida, os atletas tendem a se questionar:

"Além de todas as cobranças externas, de torcida, dirigentes e técnicos, o jogador possui uma cobrança interna. Neste processo, notamos que o emocional dele fica comprometido e impacta em diversas questões físicas dentro de campo. Quanto mais livre de julgamentos, melhor será a execução desse atleta".

Leia mais: Andrés Sanchez se irrita após derrota do Corinthians: “Férias é só em dezembro”

Ciamicoli também aponta algumas ferramentas que podem ser trabalhadas com o elenco para superar a situação, seja com profissionais da área ou com o próprio treinador, Fábio Carille .

"Existem ferramentas para minimizar essa carga emocional, como trabalhos em grupo de estímulo emocional. Isso auxilia o atleta a utilizar tal carga emocional a favor dele. Basicamente, são exercícios onde ele tem plena consciência do talento que possui, dos títulos que conquistou e o quanto ainda pode render. Esse trabalho de estímulo é fundamental para fazer o atleta enxergar que pode voltar a performar com excelência", finalizou. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!