Brasileirão não vai parar na Copa América
CBF/Divulgação
Brasileirão não vai parar na Copa América

A CBF publicou o calendário de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. Nesta quinta-feira, na sede da entidade, foram definidas as datas para a temporada, que se inicia no dia 22 de janeiro a vai até 6 de dezembro.

Leia também: Brasileirão de mata-mata: veja como seriam as quartas de final de 2003 para cá

Uma modificação importante é a mudança das datas Fifa. O Brasileirão  será paralisado durante os jogos da seleção brasileira. Haverá também a estreia da Supercopa do Brasil, em janeiro. 

Uma das grandes reivindicações dos clubes foram as datas Fifa, em que se sentiam prejudicados em campo por conta dos amistosos. Mas, agora, as competições serão paralisadas para realização dos jogos da seleção.

No entanto, o Brasileirão seguirá a todo vapor durante a realização da Copa América, que será disputada na Argentina e na Colômbia, e dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ou seja, os clubes que tiverem convocados na Copa América podem ficar sem os atletas por até 10 rodadas.

Além disso, em 19 de janeiro, teremos a primeira edição da Supercopa do Brasil, que será disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileiro. 

Leia também: Piada? Carlos Alberto diz que Real Madrid não ganharia a Série B do Brasileirão

Com relação aos calendários do futebol de base e do futebol feminino, estes ainda serão divulgados até o final do mês. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores explicou a principal mudança do calendário do futebol do Brasil para 2020, que é a paralisação das competições nas datas Fifa.

Veja no vídeo abaixo:

CAMPEONATOS ESTADUAIS

A CBF também confirmou que os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril.

BRASILEIRÃO

O Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Seguirá em pontos corridos ao longo de 38 rodadas. 

A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A de 2021. A Série C vai de 3 de maio até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021. 

SÉRIE D ESTENDIDA

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

COPA DO BRASIL

as oito fases serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Conmebol Libertadores entrarão a partir das oitavas de final. 

FÉRIAS

A CBF também confirmou que as férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020. A pré-temporada poderá ser realizada até o início dos Estaduais - ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!