Gerson, jogador do Flamengo
Marcelo Cortes / Flamengo
Gerson, jogador do Flamengo

Todo jogador sonha em ir para a Europa e consolidar uma carreira de sucesso em algum clube gigante do continente, ou quem sabe até jogar uma Champions League atuando ao lado de grandes craques do futebol mundial. Porém, aqueles que têm esta oportunidade nem sempre conseguem desempenhar um bom papel. Muitos acabam amargando o banco de reservas e outros tantos são emprestados a outras equipes.

Leia mais: Corinthians e Flamengo podem herdar os títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil?

Quando as coisas não vão bem, uma das soluções encontradas pelos jogadores é o retorno ao Brasil, na tentativa de reaver o futebol que em algum momento foi perdido na Europa . O exemplo mais recente é o meia Gerson , do Flamengo . Após fracassar em sua passagem pela Roma, o atleta foi emprestado para a Fiorentina, mas também não teve sucesso. O Flamengo, então, contratou o meio-campista por empréstimo e ele vem sendo um dos destaques da boa fase do Rubro-Negro nesta temporada.

Relembre outros jogadores que fracassaram na Europa, voltaram ao Brasil e se destacaram:

Gabigol

Gabigol
CONMEBOL/TWITTER
Gabigol

Contratado pela Inter de Milão em 2016, Gabigol foi deixado de lado na equipe e acabou sendo emprestado para o Benfica, onde também pouco atuou. Seu ressurgimento para o futebol aconteceu em 2018, quando retornou ao Brasil para jogar no Santos. Artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na temporada passada, o atacante acabou sendo negociado com o Flamengo em 2019 e vem sendo um dos principais jogadores do clube carioca.

Jorge

Jorge, jogador do Santos
Divulgação/SantosFC
Jorge, jogador do Santos

O lateral-esquerdo chegou ao Monaco no início de 2017, mas não vingou no time francês. Sem espaço, foi emprestado ao Porto no ano seguinte e novamente teve uma passagem frustrante, sendo pouco utilizado na equipe portuguesa. A oportunidade para voltar ao Brasil veio por meio de uma proposta do Santos. O time da Vila contratou o jogador por empréstimo e ele tem sido peça fundamental para o Peixe, que lidera o Brasileirão ao lado do Flamengo.

Bruno Henrique

Bruno Henrique comemora gol pelo Flamengo
Libertadores / Twitter / Reprodução
Bruno Henrique comemora gol pelo Flamengo

O atacante estava esquecido no Wolfsburg, da Alemanha, clube em que atuou no ano de 2016. Em passagem apagada, o jogador entrou em campo em 17 oportunidades e não marcou sequer um gol. Comprado pelo Santos no ano seguinte, Bruno Henrique brilhou e reencontrou o bom futebol. Seu desempenho chamou a atenção do Flamengo, que o contratou na atual temporada. Ao lado de Gabigol, o camisa 27 do Rubro-Negro tem comandado o ataque do time e já balançou as redes 18 vezes em 2019.

Robinho

Robinho
Ricardo Saibun/Santos FC
Robinho

A passagem de Robinho pelo Real Madrid, entre 2005 e 2008, não pode ser considerada completamente frustrante, no entanto, o atacante não chegou ao patamar que todos esperavam. Depois de vestir a camisa merengue, Robinho defendeu o Manchester City e também não brilhou. O time inglês, então, decidiu emprestá-lo ao Santos, em 2010. Era exatamente o que Robinho estava precisando para voltar a se destacar. No Peixe, o jogador fez parte de uma formação memorável, ao lado de Neymar, Ganso e companhia. Na ocasião, o camisa 7 foi campeão paulista e da Copa do Brasil.

Marcelinho Carioca

Marcelinho Carioca
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Marcelinho Carioca

Após passagem marcante pelo Corinthians, o “Pé de Anjo” foi para a Espanha, em 1997, jogar no Valencia. Lá, não se adaptou. Fez apenas 11 jogos e assinalou um gol. No ano seguinte, retornou ao Timão e marcou seu nome como um dos maiores ídolos da história do clube. Nesta segunda passagem pelo time do Parque São Jorge, Marcelinho conquistou títulos importantes, como o bicampeonato brasileiro em 1998/99, além do Mundial em 2000.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!