A nova exposição do Museu do Futebol, em São Paulo, traz ao público paulista um pouco mais sobre a história dos grandes clássicos brasileiros em uma experiência interativa.
Leia também: O corintiano gosta mais do Pacaembu do que da arena do clube, em Itaquera
O que torna um jogo de futebol um “clássico”? O que muda na vida de um torcedor quando é “dia de clássico”? Quais os grandes clássicos brasileiros e como eles surgiram? Essas e outras respostas poderão ser encontradas no Museu do Futebol entre os dias 29 de setembro deste ano e 03 de outubro de 2019.
A mostra tem como foco principal a emoção dos torcedores em um jogo clássico: ver o seu time em campo contra um rival torna o evento especial e alimenta a história dos clubes. Clássicos ganham apelidos, geram tensões dentro e fora do campo, inspiram músicas, consagram ou desgraçam jogadores, árbitros e técnicos. Um dia de clássico mexe com o cotidiano de todos, do mais fanático aos que são obrigados a circular no entorno dos estádios. Esse é o tema de apenas um dos módulos expostos.
Na sequência, o visitante pode seguir até o campo do Estádio do Pacaembu por meio do túnel original presente na sala de exposições do Museu, que era um antigo vestiário. A travessia é permeada por cantos de torcidas que fazem referência aos seus rivais e o visitante é quem escolhe qual música irá ouvir.
Leia também: Pelé posta frase infeliz sobre o incêndio no Museu Nacional e cria polêmica
Um almanaque digital trará fichas de cada um dos 45 clássicos representados na mostra. Mas, ao visitante só consegue acessar os dados do seu clube preferido em relação a um rival. Dados como o nome, recordes, cidade, número de título ganhos podem ser consultados, junto com fotos e vídeos. E, por fim, o visitante pode descobrir que clássico que é clássico recebe um nome. Os mais curiosos do país estão representados nessa exposição.
Saiba mais sobre a mostra no Museu do Futebol
Você viu?
Exposição temporária: “Clássico é Clássico e vice-versa”
Período: 29/09/2018 a 03/02/2019
Horário: terça a domingo, 09h às 18h (bilheteria até 17h)
Museu do Futebol : Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.
Leia também: Santos terá que pagar por prejuízos causados em confusão no Pacaembu
Inaugurado em setembro de 2008 e já visitado por mais de 3,3 milhões de pessoas, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.