O Santos começou 2018 oscilando entre partidas boas e ruins no Paulistão e na Copa Libertadores. Isso faz com que a equipe alvinegra ainda esteja abaixo de outras para a disputa do Brasileirão de 2018 quando se fala em conquista de título. O elenco é um pouco diferente do que ficou na terceira posição em 2017 e o técnico Jair Ventura aposta em jogadores que surgiram da base, além de outros que chegaram e encaixaram bem, como o lateral esquerdo Dodô e o atacante Eduardo Sasha.
Leia também: Campeonato Brasileiro de 2018: as principais informações do Flamengo
Dos 11 titulares que devem começar o Campeonato Brasileiro pelo Santos
, seis são jogadores que surgiram na base: Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, Alison, Léo Cittadini, Gabriel e Rodrygo. O clube também conta com Vanderlei, eleito melhor goleiro do último nacional e que segue em ótima fase mesmo aos 34 anos.
Informações do clube
Nome oficial: Santos Futebol Clube
Fundação: 14 de abril de 1912
Cidade: Santos
Mascote: Baleia
Estádio (público): Vila Belmiro (16.068) e Pacaembu (37.730)
Presidente: José Carlos Peres
Uniforme 1: Camisa, calção e meião branco
Uniforme 2: Camisa listrada na vertical em branco e preto, calção preto e meião preto
Twitter: https://twitter.com/SantosFC
Instagram: https://www.instagram.com/santosfc/
Facebook: https://www.facebook.com/santosfc/
Elenco
Time base: Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Renato (Léo Cittadini) e Jean Mota (Vitor Bueno); Eduardo Sasha, Gabriel e Rodrygo (Bruno Henrique).
Goleiros: Vanderlei, Vladimir e João Paulo
Defensores: Lucas Veríssimo, David Braz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Robson Mambu, Matheus Guedes, Cleber Reis, Dodô, Daniel Guedes, Emerson, Victor Ferraz e Caju
Meio-campistas: Alison, Renato, Léo Cittadini, Leandro Donizete, Guilherme Nunes, Lucas Lourenço, Victor Yan, Gabriel Calabres, Emiliano Vecchio, Yuri, Jean Mota e Vitor Bueno
Atacantes: Eduardo Sasha, Gabriel, Rodrygo, Bruno Henrique, Yuri Alberto, Arthur Gomes, Copete, Diogo Vitor e Rodrigão
Técnico: Jair Ventura
Capitão: Renato ou David Braz
Os que chegaram: Eduardo Sasha (A-Internacional), Jair Ventura (T-Botafogo), Romário (LE-Ceará), Gabriel (A-Inter de Milão-ITA), Dodô (LE-Sampdoria-ITA)
Os que saíram: Lucas Lima (M-Palmeiras), Ricardo Oliveira (A-Atlético-MG), Nilmar (A), Lucas Crispim (M-São Bento), Thiago Ribeiro (A), Kayke (A-Bahia), Vladimir Hernández (A-Atlético Nacional-COL), Gabriel Gasparotto (G-Arouca-POR), Serginho (M-América-MG), Fabián Noguera (Z-Estudiantes-ARG), Romário (LE-Ceará)
Leia também: Campeonato Brasileiro de 2018: as principais informações do São Paulo
Para ficar de olho: Gabriel
Gabriel, o "menino da Vila, santista e cruel", como a torcida gosta de chamá-lo, voltou ao Santos em janeiro como a principal contratação e uma forma de "presente" do presidente eleito José Carlos Peres. O atacante começou bem, mas depois caiu de produção e vive uma seca de gols desde o final de fevereiro. Ainda assim, é uma das apostas do time da Baixada Santista na disputa do Campeonato Brasileiro de 2018. Ao lado do rápido Bruno Henrique, que ainda se recupera de lesão e do eficiente Eduardo Sasha, ou até mesmo com o jovem Rodrygo, Gabriel pode ajudar o Santos a, quem sabe, chegar ao título.
Histórico
Participações em pontos corridos (2003-2018): 16 participações
Melhor colocação: Campeão (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004)
Colocação em 2017: 3º lugar
Campanha no Estadual 2018: Semifinal
Leia também: Botafogo, Cruzeiro, Grêmio... os campeões estaduais de 2018 pelo Brasil
Como você acha que o Santos
vai se sair no Campeonato Brasileiro de 2018? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.