Tamanho do texto

Jornal espanhol "Mundo Deportivo" deu detalhes do que deve ser o novo Mundial de Clubes da Fifa. Primeira edição do novo torneio seria em 2021

O Mundial de Clubes da Fifa deve mudar, segundo informações da edição deste sábado (26) do jornal espanhol "Mundo Deportivo". A publicação diz que o novo torneio seguiria o formato da Copa do Mundo e entrataria no calendário no lugar da Copa das Confederações. 

Leia também: Veja mais notícias sobre futebol nacional e internacional no iG Esporte

Real Madrid foi o campeão do Mundial de Clubes na edição de 2016
Reprodução/Twitter
Real Madrid foi o campeão do Mundial de Clubes na edição de 2016

De acordo com o períodico, o novo Mundial de Clubes vai reunir 24 times do mundo, entre eles 12 da Europa e cinco da América do Sul. A competição seria realizada de quatro em quatro anos e a primeira edição seria disputada em 2021, na China. 

Formato do novo torneio

A competição contaria, no total, com 12 times europeus, cinco da sul-americanos, dois africanos, dois asiáticos e dois representantes da Concacaf. O jornal não detalha como seria a classificação desses times ao redor do mundo, dá detalhes apenas do que aconteceria na Europa. Por lá, estariam classificados os quatro últimos campeões e vices da Liga dos Campeões e os quatro times com os melhores coeficientes na Europa. 

Leia também: Neymar recebe apoio do sindicado mundial de jogadores em processo contra o Barça

No torneio, as 24 equipes seriam dividas em outro grupos de três clubes cada e avanças os dois melhores times. As fases de quartas de final, semifinal e final seriam no esquema mata-mata. 

Adeus, Copa das Confederações

O torneio de seleções que antecede a Copa do Mundo perderia espaço no calendário da Fifa com essa mudança no torneio de clubes. Com isso, a Copa das Confederações de 2017, vencida por uma renovada seleção da Alemanha e disputada na Rússia, teria sido a última edição da competição. 

O atual campeão do Mundial de Clubes é o Real Madrid  ( relembre como foi o jogo da final de 2016 ) e, por enquanto, o torneio é disputado como mata-mata desde a primeira fase, entretanto, os representantes da Europa e da América do Sul entram na competição apenas a partir da semifinal. A próxima edição da competição está marcada para dezembro deste ano, nos Emirados Árabes. Seria também o último no formato anual. 

    Leia tudo sobre: futebol

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.