Mosaico anti-nazista da torcida do Legia Varsóvia surpreendeu e comoveu a Europa
Reprodução / Twitter
Mosaico anti-nazista da torcida do Legia Varsóvia surpreendeu e comoveu a Europa

De todos os duelos da fase preliminar da Liga dos Campeões disputados nesta semana, um dos que mais chamou atenção foi  Legia Varsóvia , da Polônia, contra o Astana, do Cazaquistão. Não pelo aconteceu dentro de campo, mas sim fora dele. O surpreendente mosaico que os torcedores do clube polonês abriram nas arquibancadas comoveu o continente.

Leia também: Ditadores x futebol: Adolf Hitler ainda "assombra" o superclássico alemão

O mosaico foi uma homenagem para comemorar os 73 anos da "Revolta de Varsóvia" contra o exército nazista. Naquela ocasião, estima-se que os alemães comandados por Adolf Hitler mataram cerca de 160 mil pessoas, sendo grande parte crianças. Na imagem que chocou quem estava acompanhando o jogo, um soldado alemão aponta uma arma para a cabeça de um menino.

undefined
Twitter / Reprodução

Mosaico anti-nazista da torcida do Legia Varsóvia surpreendeu e comoveu a Europa

A ilustração foi acompanhada por um minuto de silêncio dos torcedores, com apenas o som de uma sirene.

Leia também: Dois jogadores morreram durante protestos contra Constituinte na Venezuela

A "Revolta de Varsóvia", que aconteceu durante a ocupação em agosto de 1944, foi a maior rebelião civil contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Tropas polonesas resistiram ao cerco alemão por 63 dias, mas acabaram sendo derrotadas.

Leia também: Filho de Zidane estreia na equipe principal do Real Madrid e pega pênalti

No jogo que teve quase 25 mil pessoas no estádio, o Legia venceu o time do Cazaquistão por 1 a 0, gol anotado por Czerwinski aos 31 minutos do segundo tempo, mas o Astana ficou com a vaga na próxima fase por ter vencido o duelo de ida por 3 a 1, em sua casa - na próxima etapa dos playoffs, a equipe cazaque enfrenta o Celtic, da Escócia.

O clube

Fundado em março de 1916, o Legia Varsóvia é um dos grandes clubes do futebol polonês, com 12 títulos do campeonato nacional já conquistados, sendo que é o atual campeão. O time também já faturou a Copa da Polônia 18 vezes. A torcida é marcada por sempre fazer um mosaico em jogos importantes, mas esse do nazismo foi um dos mais marcantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!