Três jogos movimentaram a 12ª rodada do Brasileirão na tarde deste domingo. No estádio do Mineirão, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 3 a 1 e chegou aos 17 pontos, já na Arena do Grêmio , o Avaí surpreendeu e venceu por 2 a 0, e na Fonte Nova, Bahia e Fluminense ficaram no empate por 1 a 1, placar ruim para as duas equipes.
Leia também: Confira como ficou a tabela do Campeonato Brasileiro após os jogos desta tarde
Com os resultados, o Corinthians aumentou ainda mais a vantagem na liderança, já que a vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 0 no sábado, levou o Alvinegro aos 32 pontos e o novo vice-líder, o Flamengo, que venceu o Vasco por 1 a 0, chegou aos 23 pontos. O Grêmio, por sua vez, permanece com 22 pontos, mas agora na terceira posição. E o Palmeiras encerra sua sequência de vitórias, que já durava quatro rodadas.
No Mineirão
A partida em Belo Horizonte começou com o Palmeiras melhor, que reclamou de um pênalti em Róger Guedes quando o placar ainda estava inalterado. O primeiro gol cruzeirense veio aos 32 minutos do primeiro tempo com Thiago Neves, que aproveitou bela triangulação e passe de Alisson para chutar, praticamente sem ângulo, e vencer Fernando Prass.
Nove minutos depois, Lucas Romero arriscou de fora da área e no meio do caminho Hudson colocou a cabeça na bola e enganou Prass. 2 a 0 para o time mineiro. Já no segundo tempo, Willian, sozinho, cabeceou firme para diminuir o placar, após cruzamento de Róger Guedes.
Leia também: Rooney retorna ao Everton, clube onde começou a carreira: "Estou animado"
Depois de muito pressionar, a equipe paulista foi castigada no fim, já nos acréscimos, quando Élber apareceu na cara de Fernando Prass e chutou duas vezes para fazer o terceiro e decretar a vitória cruzeirense. O resultado encerra a sequência de quatro triunfos do Palmeiras consecutivos, que pode preder a quarta colocação. Já o Cruzeiro subiu sete posições e agora tem 17 pontos, na sexta posição.
Arena do Grêmio
O duelo em Porto Alegre marcou o encontro de dois times que fazem campanhas opostas no Brasileirão. Enquanto o Grêmio, até então, era vice-líder, o Avaí estava na penúltima posição, mas isso não significou muita coisa, principalmente para o goleiro catarinense Douglas Friedrich.
O arqueiro foi o principal responsável por manter o placar do primeiro tempo zerado. Foram cinco defesas difíceis feitas por Douglas nos 45 minutos iniciais. Na etapa final, não foi diferente. O defensor de 28 anos, aos 12 minutos, defendeu um pênalti cobrado por Edílson e deixou claro que seria difícil alguma bola passar pela sua meta.
Aos 28 minutos, Wellington Simião acertou o ângulo de Léo com um chute de fora da área e abriu o placar para o Avaí. Aos 39, o time catarinense aproveitou o nervosismo do adversário, que havia se lançado ao ataque em busca do empate, e fez o segundo com Júnior Dutra.
O Grêmio, com a derrota, perdeu a segunda posição para o Flamengo e agora está em terceiro, com 22 pontos, estagnado há três rodadas. O Avaí subiu duas posições e agora é o 17º colocado com 12 pontos.
Arena Fonte Nova
Sem vencer desde a quinta rodada, quando venceu o Cruzeiro por 1 a 0, o Bahia novamente apresentou um bom futebol, mas não conseguiu sair com os três pontos diante do Fluminense, que abriu o placar aos 11 do primeiro tempo com Wellington Silva, praticamente tudo o que conseguiu fazer o time carioca na etapa inicial.
No segundo tempo, o panorama seguiu igual: Bahia tentanto muito, e melhor, e o Fluminense tímido. Já aos 38 muinutos, João Paulo acertou um belo chute de fora da área e empatou a partida. O resultado evitou que os baianos entrassem na zona de rebaixamento, embora tenha os mesmos 12 pontos de Vitória e Avaí, que abrem o Z4. Já o Fluminense permanece na sétima colocação, agora com 17 pontos.
Encerramento da rodada e próximos jogos
Mais três jogos fecham a 12ª rodada do Brasileirão. O Botafogo recebe o Atlético-MG no Engenhão, às 19h deste domingo, Santos e São Paulo fazem o clássico paulista na Vila Belmiro no mesmo horário e às 20h desta segunda-feira, o Coritiba enfrenta o Sport no Couto Pereira.
Leia também: Filho de Guerra apresenta melhora e brinca com o pai no hospital; assista
Na 13ª rodada, Atlético-MG e Santos abrem a rodada no Independência às 19h30 da quarta-feira, o líder Corinthians vai até o Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras também na quarta, mas às 21h45, o Cruzeiro visita o Atlético-PR no mesmo dia e horário e o Flamengo recebe o Grêmio na quinta-feira, às 19h30, no Luso-Brasileiro.