Tamanho do texto

Além dos dois jogos, Bahia e Fluminense ficaram no empate na Arena Fonte Nova. Time paulista agora tem nove pontos de vantagem sobre o 2º colocado

Três jogos movimentaram a 12ª rodada do Brasileirão na tarde deste domingo. No estádio do Mineirão, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 3 a 1 e chegou aos 17 pontos, já na Arena do Grêmio , o Avaí surpreendeu e venceu por 2 a 0, e na Fonte Nova, Bahia e Fluminense ficaram no empate por 1 a 1, placar ruim para as duas equipes.

Leia também: Confira como ficou a tabela do Campeonato Brasileiro após os jogos desta tarde

Com os resultados, o Corinthians aumentou ainda mais a vantagem na liderança, já que a vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 0 no sábado, levou o Alvinegro aos 32 pontos e o novo vice-líder, o Flamengo, que venceu o Vasco por 1 a 0, chegou aos 23 pontos. O Grêmio, por sua vez, permanece com 22 pontos, mas agora na terceira posição. E o Palmeiras encerra sua sequência de vitórias, que já durava quatro rodadas.

Thiago Neves foi o autor do primeiro gol do Cruzeiro sobre o Palmeiras no Mineirão
Reprodução
Thiago Neves foi o autor do primeiro gol do Cruzeiro sobre o Palmeiras no Mineirão

No Mineirão

A partida em Belo Horizonte começou com o Palmeiras melhor, que reclamou de um pênalti em Róger Guedes quando o placar ainda estava inalterado. O primeiro gol cruzeirense veio aos 32 minutos do primeiro tempo com Thiago Neves, que aproveitou bela triangulação e passe de Alisson para chutar, praticamente sem ângulo, e vencer Fernando Prass.

Nove minutos depois, Lucas Romero arriscou de fora da área e no meio do caminho Hudson colocou a cabeça na bola e enganou Prass. 2 a 0 para o time mineiro. Já no segundo tempo, Willian, sozinho, cabeceou firme para diminuir o placar, após cruzamento de Róger Guedes.

Leia também: Rooney retorna ao Everton, clube onde começou a carreira: "Estou animado"

Depois de muito pressionar, a equipe paulista foi castigada no fim, já nos acréscimos, quando Élber apareceu na cara de Fernando Prass e chutou duas vezes para fazer o terceiro e decretar a vitória cruzeirense. O resultado encerra a sequência de quatro triunfos do Palmeiras consecutivos, que pode preder a quarta colocação. Já o Cruzeiro subiu sete posições e agora tem 17 pontos, na sexta posição.

Arena do Grêmio

O duelo em Porto Alegre marcou o encontro de dois times que fazem campanhas opostas no Brasileirão. Enquanto o Grêmio, até então, era vice-líder, o Avaí estava na penúltima posição, mas isso não significou muita coisa, principalmente para o goleiro catarinense Douglas Friedrich.

O arqueiro foi o principal responsável por manter o placar do primeiro tempo zerado. Foram cinco defesas difíceis feitas por Douglas nos 45 minutos iniciais. Na etapa final, não foi diferente. O defensor de 28 anos, aos 12 minutos, defendeu um pênalti cobrado por Edílson e deixou claro que seria difícil alguma bola passar pela sua meta.

Jogadores do Avaí comemoram, enquanto Luan, do Grêmio, lamenta resultado negativo em casa
Reprodução
Jogadores do Avaí comemoram, enquanto Luan, do Grêmio, lamenta resultado negativo em casa

Aos 28 minutos, Wellington Simião acertou o ângulo de Léo com um chute de fora da área e abriu o placar para o Avaí. Aos 39, o time catarinense aproveitou o nervosismo do adversário, que havia se lançado ao ataque em busca do empate, e fez o segundo com Júnior Dutra.

O Grêmio, com a derrota, perdeu a segunda posição para o Flamengo e agora está em terceiro, com 22 pontos, estagnado há três rodadas. O Avaí subiu duas posições e agora é o 17º colocado com 12 pontos.

Arena Fonte Nova

Sem vencer desde a quinta rodada, quando venceu o Cruzeiro por 1 a 0, o Bahia novamente apresentou um bom futebol, mas não conseguiu sair com os três pontos diante do Fluminense, que abriu o placar aos 11 do primeiro tempo com Wellington Silva, praticamente tudo o que conseguiu fazer o time carioca na etapa inicial.

Bahia e Fluminense ficaram no 1 x 1 na Arena Fonte Nova: resultado ruim para os dois
Reprodução
Bahia e Fluminense ficaram no 1 x 1 na Arena Fonte Nova: resultado ruim para os dois

No segundo tempo, o panorama seguiu igual: Bahia tentanto muito, e melhor, e o Fluminense tímido. Já aos 38 muinutos, João Paulo acertou um belo chute de fora da área e empatou a partida. O resultado evitou que os baianos entrassem na zona de rebaixamento, embora tenha os mesmos 12 pontos de Vitória e Avaí, que abrem o Z4. Já o Fluminense permanece na sétima colocação, agora com 17 pontos.

Encerramento da rodada e próximos jogos

Mais três jogos fecham a 12ª rodada do Brasileirão. O Botafogo recebe o Atlético-MG no Engenhão, às 19h deste domingo, Santos e São Paulo fazem o clássico paulista na Vila Belmiro no mesmo horário e às 20h desta segunda-feira, o Coritiba enfrenta o Sport no Couto Pereira.

Leia também: Filho de Guerra apresenta melhora e brinca com o pai no hospital; assista

Na 13ª rodada, Atlético-MG e Santos abrem a rodada no Independência às 19h30 da quarta-feira, o líder Corinthians vai até o Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras também na quarta, mas às 21h45, o Cruzeiro visita o Atlético-PR no mesmo dia e horário e o Flamengo recebe o Grêmio na quinta-feira, às 19h30, no Luso-Brasileiro.

    Leia tudo sobre: Futebol