Mesmo com um time considerado alternativo, sem as suas principais estrelas, a Alemanha surpreendeu e conquistou o inédito título da Copa das Confederações. Neste domingo, jogando na cidade de São Petesburgo, na Rússia, a atual campeã mundial fez 1 a 0 sobre o favorito Chile e levantou a taça.
Leia também: Estátua de Suárez em sua terra natal é arrancada: "Fui ao casamento de Messi"
As duas seleções agora se concentram nas eliminatórias para Copa do Mundo de 2018. A Alemanha , quase classificada, volta a campo no dia 1º de setembro, contra a República Tcheca, fora de casa, enquanto os chilenos recebem o Paraguai um dia antes, em 31 de agosto, precisando vencer.
O jogo
O Chile dominou todo primeiro tempo, com muito mais posse de bola e mais volume ofensivo, mas quem desceu para o vestiário vencendo foram os alemães. Aos 20 minutos, Marcelo Díaz bobeou na entrada da área, Werner roubou a bola e só rolou para Stindl tocar para o gol vazio, abrindo o placar.
Leia também: Dagoberto fecha com clube dos EUA e vai jogar fora do Brasil pela primeira vez
A seleção sul-americana teve três boas oportunidades para marcar, todas parando em defesas do goleiro ter Stegen, do Barcelona. A Alemanha apostou nos contra-ataques para tentar surpreender e também nos erros do adversário - tanto que em outra saída errada dos chilenos, Goretzka quase ampliou no fim da etapa inicial.
A etapa final foi bem truncada e nervosa, com os jogadores dos dois times se estranhando em jogadas mais ríspidas. Tanto que as melhores chances foram criadas nos 15 minutos finais, quando o Chile pressionou demais a zaga alemã. O goleiro ter Stegen precisou trabalhar bastante e fez, pelo menos, três defesas importantes, garantindo o resultado.
Leia também: Sobrou alguém? Clube nigeriano manda embora 40 jogadores de uma só vez
FICHA TÉCNICA
CHILE 0 x 1 ALEMANHA
Local
: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)
Data
: 02 de julho de 2017 (domingo)
Horário
: 15h00 (de Brasília)
Árbitro
: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes
: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos da Sérvia)
Cartões amarelos
: Kimmich, Emre Can, Rudy (ALE); Vidal, Jara, Vargas, Bravo (CHI)
GOL:
ALE: Stindl, aos 20' do 1º tempo
CHILE : Bravo, Isla, Medel, Jara e Beausejour; Marcelo Díaz (Valencia), Aránguiz (Sagal), Vidal e Pablo Hernández; Vargas (Puch) e Alexis Sanchez. Técnico: Juan Antonio Pizzi
ALEMANHA : ter Stegen, Ginter, Mustafi e Rüdiger; Kimmich, Rudy, Goretzka (Süle), Draxler e Jonas Hector; Stindl e Timo Werner (Emre Can). Técnico: Joachim Löw