Tamanho do texto

Valverde é ex-jogador do próprio Barcelona, com passagem entre 1988 e 1990, e foi escolhido por ter um estilo de jogo parecido com o de Guardiola

Depois de muita especulação, o Barcelona confirmou que Ernesto Valverde , que estava no Athletic Bilbao e era um dos quatro nomes mais cotados para assumir o comando da equipe , será o novo treinador da equipe a partir da próxima temporada - ele chega para substituir Luis Enrique, que encerrou sua passagem pelo clube catalão com o título da Copa do Rei, no último sábado.

Leia também: Homem que se declarou cego é flagrado como bandeirinha de jogo de futebol

Valverde é ex-jogador do próprio  Barcelona , com uma passagem rápida entre 1988 e 1990, e foi escolhido pela diretoria por ter um estilo de jogo parecido com o de Pep Guardiola, que fez sucesso recentemente: posse de bola, pressão na saída de bola do adversário e usar jogadores da base. Além disso, ele conhece bem como funciona o Campeonato Espanhol, já que tem passagens pelo Espanyol, Villarreal e Valencia, além, é claro, da equipe do País Basco.

Ernesto Valverde foi confirmado como novo treinador do Barcelona após saída de Luis Enrique
Divulgação
Ernesto Valverde foi confirmado como novo treinador do Barcelona após saída de Luis Enrique

"Ele  tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol de base e tem um estilo como o do Barça. Ele é capaz e um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinamentos e na gestão das partidas", disse Josep Maria Bartomeu, presidente do clube, em entrevista coletiva. A apresentação do comandante deverá acontecer na próxima quinta-feira.

Leia também: Após se despedir da Roma, Totti afirma que vai continuar jogando: "Não sei onde"

Quem é o treinador?

Como jogador profissional, Ernesto Valverde teve uma carreira tímida, entre 1983 e 1997. Ele começou no Alavés, depois passou por Sestao e Espanyol, até chegar ao Barça, em 1988. Em 1990, se transferiu para o Athletic Bilbao e ainda defendeu as cores do Mallorca.

Leia também: Jogador camaronês ex-Tottenham pode deixar os gramados para ser ator pornô

Novo técnico do Barcelona, Valverde tem muita experiência como técnico no Espanhol, sendo o comandante que mais partidas fez à frente do Athletic Bilbao na história do clube em duas passagens, de 2003 até 2005, e de 2013 até 2017, somando 311 jogos como técnico principal. Além de também treinar Espanyol, Valencia e Villarreal. Comandou ainda o Olympiacos, da Grécia, em duas oportunidades.

Como jogador, Valverde conquistou dois títulos pelo Barcelona, sendo o principal deles a Copa do Rei em 1989-90. Já como treinador, venceu três vezes o Campeonato Grego e duas vezes a Copa da Grécia com o Olympiacos, além de uma Supercopa da Espanha, em 2015, com o Bilbao.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.