Depois de muita especulação, o Barcelona confirmou que Ernesto Valverde
, que estava no Athletic Bilbao e era um dos quatro nomes mais cotados para assumir o comando da equipe
, será o novo treinador da equipe a partir da próxima temporada - ele chega para substituir Luis Enrique, que encerrou sua passagem pelo clube catalão com o título da Copa do Rei, no último sábado.
Leia também: Homem que se declarou cego é flagrado como bandeirinha de jogo de futebol
Valverde é ex-jogador do próprio Barcelona , com uma passagem rápida entre 1988 e 1990, e foi escolhido pela diretoria por ter um estilo de jogo parecido com o de Pep Guardiola, que fez sucesso recentemente: posse de bola, pressão na saída de bola do adversário e usar jogadores da base. Além disso, ele conhece bem como funciona o Campeonato Espanhol, já que tem passagens pelo Espanyol, Villarreal e Valencia, além, é claro, da equipe do País Basco.
"Ele tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol de base e tem um estilo como o do Barça. Ele é capaz e um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinamentos e na gestão das partidas", disse Josep Maria Bartomeu, presidente do clube, em entrevista coletiva. A apresentação do comandante deverá acontecer na próxima quinta-feira.
Leia também: Após se despedir da Roma, Totti afirma que vai continuar jogando: "Não sei onde"
Quem é o treinador?
Como jogador profissional, Ernesto Valverde teve uma carreira tímida, entre 1983 e 1997. Ele começou no Alavés, depois passou por Sestao e Espanyol, até chegar ao Barça, em 1988. Em 1990, se transferiu para o Athletic Bilbao e ainda defendeu as cores do Mallorca.
Leia também: Jogador camaronês ex-Tottenham pode deixar os gramados para ser ator pornô
Novo técnico do Barcelona, Valverde tem muita experiência como técnico no Espanhol, sendo o comandante que mais partidas fez à frente do Athletic Bilbao na história do clube em duas passagens, de 2003 até 2005, e de 2013 até 2017, somando 311 jogos como técnico principal. Além de também treinar Espanyol, Valencia e Villarreal. Comandou ainda o Olympiacos, da Grécia, em duas oportunidades.
Como jogador, Valverde conquistou dois títulos pelo Barcelona, sendo o principal deles a Copa do Rei em 1989-90. Já como treinador, venceu três vezes o Campeonato Grego e duas vezes a Copa da Grécia com o Olympiacos, além de uma Supercopa da Espanha, em 2015, com o Bilbao.