Os principais campeonatos estaduais pelo Brasil estão em sua reta final e, neste domingo, foram disputados os primeiros jogos das grandes decisões, como nos casos de Paulistão, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Paranaense e Catarinense. As partidas de volta acontecem daqui uma semana, no próximo domingo.
Leia também: Apresentadora de TV chama o Corinthians de gambá ao vivo; veja vídeo
Confira abaixo quais foram os times que levaram a melhor nos estaduais
e que ficaram bem perto do título. Teve também duelo que terminou empatado, com a conquista da taça totalmente em aberto.
Campeonato Paulista
Jogo de ida: Ponte Preta 0 x 3 Corinthians, no Moisés Lucarelli
A Ponte Preta não conseguiu reeditar o bom futebol apresentado na primeira semifinal contra o Palmeiras e perdeu do Corinthians, que ficou muito perto da conquista estadual. Na reedição da final de 1977, aos 13 minutos de jogo, o time da capital abriu o placar com Rodriguinho, após receber belo passe de Jô.
Leia também: Vídeo inédito mostra como começou a confusão em Peñarol x Palmeiras; assista
Na etapa final, Rodriguinho fez bela jogada individual e só rolou para Jadson finalizar longe do alcance de Aranha e balançar as redes. Para praticamente definir o título, Rodriguinho apareceu mais uma vez dentro da área, marcou de cabeça e decretou o marcador em Campinas.
Campeonato Carioca
Jogo de ida: Fluminense 0 x 1 Flamengo, no Maracanã
Um gol isolado de Everton deixou o Flamengo em vantagem contra o Fluminense na grande decisão do Campeonato Carioca. Aos 33 minutos do primeiro tempo, ele aproveitou falha bisonha do zagueiro Renato Chaves e marcou, para delírio da torcida rubro-negra no Maracanã. A equipe tricolor tentou buscar o empate no segundo tempo, o Fla também teve boas oportunidades, mas ficou nisso.
Campeonato Mineiro
Jogo de ida: Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG, no Mineirão
Apesar do placar zerado no Mineirão, Atlético-MG e Cruzeiro fizeram um duelo bem movimentado no primeiro jogo da decisão mineira. Movimentado e tenso, como de costume. Como o confronto deste domingo foi mando da Raposa, os dois arquirrivais voltam a se encontrar no fim de semana que vem no Independência. Quem vencer, leva. Empate leva para os pênaltis.
Campeonato Gaúcho
Jogo de ida: Internacional 2 x 2 Novo Hamburgo, no Beira-Rio
O surpreendente Novo Hamburgo, que já havia feito a melhor campanha na primeira fase, conseguiu um bom empate no Beira-Rio e agora decide o título do Gauchão em casa. João Paulo colocou o time do interior na frente no primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro Matheus acabou marcando contra após finalização de Roberson, mas o Novo Hamburgo voltou a ficar na frente com Assis. Nos minutos finais, Nico Lopez empatou e evitou a derrota do Inter em casa.
Campeonato Paranaense
Jogo de ida: Atlético-PR 0 x 3 Coritiba, na Arena da Baixada
Em mais um clássico Atletiba sem transmissão para TV, apenas Youtube e Facebook, o Coritiba largou na frente do Atlético-PR, vencendo bem dentro da Arena da Baixada e ficando bem perto do título. Na etapa inicial, Werley e Iago marcaram para o alviverde. No segundo tempo foi a vez de Kleber Gladiador deixar sua marca e decretar o triunfo do Coxa. A situação do Furacão ficou ainda mais complicada com a expulsão de Felipe Gedoz.
Campeonato Catarinense
Jogo de ida: Avaí 0 x 1 Chapecoense, na Ressacada
O primeiro tempo foi marcado pelas expulsões de Capa, do Avaí, e Andrei Girotto, da Chape. E também pelo gol do volante Luiz Antônio, abrindo o placar a favor da Chapecoense. No segundo tempo, o Avaí buscou o empate de todas as maneiras, sem conseguir passar pela defesa do adversário, que pode até empatar na Arena Condá que fica com a taça.
Leia também: Jogador sofre convulsão em campo e vai para hospital: "Estava quase parando"
Os duelos de volta dos estaduais acontecem no próximo domingo, com os mandos de campo invertidos. Quem jogou como visitante fará a partida derradeira como mandante, em casa.