Surpresa entre os semifinalistas do Campeonato Paulista, a Ponte Preta tem seu grande diferencial na boa fase da dupla de ataque. William Pottker é o vice- artilheiro da competição com oito gols e Lucca é o jogador com mais participações diretas em gols no estadual: seis gols e cinco assistências – três delas para Pottker.
Leia também: Reforços do São Paulo finalizaram muito, mas fizeram poucos gols; veja números
Entre gols e assistências, a dupla participou de 17 dos 19 gols da equipe no Paulistão, quase 90% das bolas na rede saíram dos pés deles, isso porque um dos outros dois foi contra. Pottker - com 20 - e Lucca - com 13 - , são responsáveis sozinhos por 51% das finalizações certas da Ponte Preta .
Lucca também foi importante na criação das jogadas. Com 25 assistências para finalização, o atacante é o líder da Macaca e o 5º do Paulista na estatística. No Índice Footstats, medidor das estatísticas de todos os jogadores do campeonato, Lucca é o 5º melhor, com 130 pontos, e Pottker o 10º, com 116 pontos.
Apostas para a temporada
Para o Campeonato Brasileiro, a equipe campineira aposta na contratação do veterano Xuxa, que fez um excelente campeonato pelo Mirassol e quase classificou a equipe para as quartas de final - ficou atrás do Santos e da própria Ponte.
Xuxa liderou em boa parte do campeonato o ranking de artilharia, mas encerrou sua participação na competição com cinco gols e é ainda o 8º melhor do índice. Outro número marcante do meia é o de passes para finalização. Ninguém criou mais oportunidades do que ele, foram 35.
Leia também: Elefante branco? Estádio da Copa 2010 ganha maior balanço de corda do mundo
Outra aposta do time alvinegro é o retorno do meia Renato Cajá. Com boas passagens pela equipe campineira, o jogador chega com status de craque e deve ser o principal jogador da equipe na temporada. Em sua reestreia, na primeira partida das quartas de final, contra o Santos, o meia já se mostrou importante. Deu dois passes para finalização e um cruzamento certo.
Vai deixar saudades
O grande destaque da Ponte no campeonato é William Pottker. O atacante finalizou mais o que qualquer outro atleta na competição. Foram 20 certas e 13 erradas. Um aproveitamento de 60,6% nas finalizações e uma média de 2,5 tentativas por jogo.
Além dos bons números, Pottker se mostrou muito regular. Ele foi um dos artilheiros do Brasileirão com 14 gols e artilheiro da Ponte na temporada. O atacante já acertou sua venda para o Internacional. Ele chegará para disputar uma vaga com Brenner e Nico López no ataque da equipe gaúcha durante a disputa da Série B do Brasileiro.
Leia também: Grupo chinês finaliza processo de compra do Milan por R$ 2,4 bilhões
A Ponte Preta recebe o Palmeiras pela primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista, neste domingo, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O jogo de volta será no sábado, dia 22, no Allianz Parque, em São Paulo, às 19h. O clube campineiro nunca conquistou o título do estadual.