A Fifa apresentou de forma oficial nesta quinta-feira, em Zurique, a proposta final para aumentar o número de participantes da Copa do Mundo para 48 seleções, a partir de 2026. Além do número de equipes, a Oceania passa a ter uma vaga direta e uma nova fase de playoff entre seis times disputariam mais duas vagas.  As novidades foram discutidas em uma reunião do Escritório do Conselho da Fifa, que reuniu o presidente Gianni Infantino e os presidentes das seis confederações continentais.

Leia também: Fifa aprova novo formato da Copa do Mundo com 48 seleções

Maior novidade apresentada pela Fifa, este playoff seria disputado no mês de novembro anterior ao ano da Copa do Mundo , no país-sede, e seria considerado um evento-teste do Mundial. Uma seleção da América do Sul, uma da América do Norte, uma da Ásia, uma da África e outra da Oceania fariam parte desta nova repescagem.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, chegou para mudar formato da Copa do Mundo
Divulgação/Fifa.com
Gianni Infantino, presidente da Fifa, chegou para mudar formato da Copa do Mundo

A Europa não faria parte deste torneio preliminar e a outra vaga seria da confederação que sedia o torneio. Vale ressaltar que caso um país europeu seja a sede, a Europa passa a ter uma seleção nesta fase de playoff.

Leia também: "É uma especulação, pedir Neymar é absurdo", afirma José Mourinho

Ao todo, a Uefa teria 16 equipes na competição, a América do Sul, com a ampliação, passaria a ter seis; a Ásia, oito; a África, nove; a América do Norte, seis; e a Oceania, um.

Total de vagas diretas*

Ásia (8)
África (9)
América do Norte, Central e Caribe (6)
América do Sul (6)
Oceania (1)
Uefa (16)

*país-sede tem vaga direta, que é retirada da cota de sua confederação

Repescagem (torneio com seis times que dará duas vagas ao Mundial):

Ásia (1)
África (1)
América do Norte, Central e Caribe (1)
América do Sul (1)
Oceania (1)
Seleção extra do continente do país-sede (1)

Leia também: Em sua defesa, Messi diz que palavrões foram "ao ar" e pede ajuda do pai

Torneio tradicional no ano anterior ao da Copa do Mundo, a Copa das Confederações tem um futuro incerto, já que a Fifa não confirmou se ela continuará existindo. Este sistema pode ser homologado no dia 9 de maio, no Conselho da entidade (órgão que substituiu o Comitê Executivo), em Manama, no Bahrein, na véspera do congresso da entidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!