Tamanho do texto

Vitória na casa santista foi marcante na história tricolor; veja os números

Cueva fez o primeiro gol da vitória do São Paulo na Vila Belmiro
Site oficial
Cueva fez o primeiro gol da vitória do São Paulo na Vila Belmiro

No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o São Paulo foi até a Vila Belmiro e fez 3 a 1 sobre o Santos, de virada, assumindo a liderança isolada da sua chave no Paulistão e confirmando o bom momento na temporada. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Cueva e Luiz Araújo (duas vezes), enquanto o colombiano Copete anotou o dos anfitriões.

LEIA MAIS: Jogadores do Boca trocam socos no treino, e Centurión arruma briga em hotel

Com o resultado, o São Paulo derrubou um tabu que já durava quase sete anos: desde 25 de outubro de 2009 o time não vencia o Santos dentro da Vila. Naquela ocasião, os gols da eletrizante vitória por 4 a 3 foram de Hernanes, Washington, Jorge Wagner e Rogério Ceni.

O triunfo desta quarta-feira superou essa marca e outros nove tabus, conforme o site oficial do clube informou. Confira abaixo:

1 ano (613 dias) - Três vitórias consecutivas

O São Paulo não vencia três partidas consecutivas (Moto Club, Ponte Preta e Santos) há quase dois anos. A última sequência tinha acontecido entre 3 de junho e 13 de junho de 2015. Naquela época, os são-paulinos venceram o Santos por 3 a 2, o Grêmio por 2 a 0 e a Chapecoense por 1 a 0. Todas as partidas válidas pelo Brasileirão.

5 anos (2.145 dias) - Derrota do Santos na Vila em jogo do Paulistão

O Santos não perdia uma de Campeonato Paulista na Vila Belmiro há quase seis anos - ou 45 jogos. A última derrota santista em casa aconteceu em 3 de abril de 2011, quando o Palmeiras fez 1 a 0.

LEIA MAIS: Musa de time da Série B do Brasileirão é presa acusada de tráfico de drogas

7 anos (2.670 dias) - Vitória sobre o Santos na Vila Belmiro

A última vitória do São Paulo sobre o time praiano fora de casa havia acontecido em 25 de outubro de 2009, por 4 a 3, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. E também foi de virada.

7 anos (2.670 dias) - São-Paulino marcar gol e dar uma assistência na Vila Belmiro

Cueva marcou o primeiro gol do São Paulo e também deu passe para que Luiz Araújo marcasse o terceiro. A última vez em que um jogador tricolor havia feito isso contra o Santos na Vila Belmiro foi há quase oito anos, com Hernanes. Ele balançou as redes uma vez e deu passe para gol de Washington. 

9 anos (3.492 dias) - Duas vitórias consecutivas de virada

Nos dias 22 de julho e 26 de julho de 2007, o São Paulo saiu atrás no placar contra Cruzeiro e Sport, em jogos do Brasileirão, mas conseguiu virar. Antes de bater Ponte Preta e Santos no Paulistão, essa havia sido a última vez que a equipe venceu dois jogosa seguidos de virada.

9 anos (3.524 dias) - Vitória sobre o Santos por saldo de dois gols na Vila

A última vitória são-paulina sobre o Santos, em Santos, por saldo superior a um gol foi há quase dez anos, quando Aloísio, de cabeça, e Dagoberto, definiram o placar a favor do time tricolor em partida realizada em 24 de junho de 2007 e válida pelo Brasileirão: 2 a 0.

LEIA MAIS: Três brasileiros estão entre os 100 melhores estrangeiros da Premier League

14 anos (5.114 dias) - Vitória sobre o Santos na Vila Belmiro pelo Paulistão

A última vitória do São Paulo sobre o Santos no campo do adversário em partidas do Paulistão havia ocorrido exatamente há 14 anos. No dia 15 de fevereiro de 2003, o time do Morumbi venceu o Santos por 2 a 1 com gols de Gustavo Nery e Luis Fabiano.  

19 anos (7.238 dias) - Jogador do SP marcando dois gols na Vila

Luiz Araújo fez dois gols do São Paulo na Vila Belmiro diante do Santos
Site oficial
Luiz Araújo fez dois gols do São Paulo na Vila Belmiro diante do Santos

Antes de Luiz Araújo, a última vez que alguém com a camisa tricolor havia anotado dois gols em solo santista havia sido Dodô, em 23 de abril de 1997, há quase 20 anos. O jogo terminou 2 a 2.

59 anos (21.640 dias) - Jogador do SP marcando dois gols na Vila em vitória

A última vez que um são-paulino havia anotado dois tentos em jogo com vitória na Vila Belmiro foi há muito tempo. No dia 17 de novembro de 1957, o São Paulo fez 6 a 2 com dois gols de Canhoteiro e outros dois gols de Amaury. Maurinho e Zizinho completaram. 

73 anos (26.820 dias) - Vitória de virada na Vila com saldo superior a um gol

Na verdade, isso só havia acontecido uma única vez. No dia 12 de setembro de 1943, o São Paulo venceu o Santos por 4 a 1, de virada, gols de Luizinho e Sastre, duas vezes cada. Depois disso, só o jogo desta quarta-feira, com gols de Cueva e Luiz Araújo. 

    Leia tudo sobre: Futebol