No primeiro clássico do Campeonato Paulista, o São Paulo foi até a Vila Belmiro e fez 3 a 1 sobre o Santos, de virada, assumindo a liderança isolada da sua chave no Paulistão e confirmando o bom momento na temporada. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Cueva e Luiz Araújo (duas vezes), enquanto o colombiano Copete anotou o dos anfitriões.
LEIA MAIS: Jogadores do Boca trocam socos no treino, e Centurión arruma briga em hotel
Com o resultado, o São Paulo
derrubou um tabu que já durava quase sete anos: desde 25 de outubro de 2009 o time não vencia o Santos dentro da Vila. Naquela ocasião, os gols da eletrizante vitória por 4 a 3 foram de Hernanes, Washington, Jorge Wagner e Rogério Ceni.
O triunfo desta quarta-feira superou essa marca e outros nove tabus, conforme o site oficial do clube informou. Confira abaixo:
1 ano (613 dias) - Três vitórias consecutivas
O São Paulo não vencia três partidas consecutivas (Moto Club, Ponte Preta e Santos) há quase dois anos. A última sequência tinha acontecido entre 3 de junho e 13 de junho de 2015. Naquela época, os são-paulinos venceram o Santos por 3 a 2, o Grêmio por 2 a 0 e a Chapecoense por 1 a 0. Todas as partidas válidas pelo Brasileirão.
5 anos (2.145 dias) - Derrota do Santos na Vila em jogo do Paulistão
O Santos não perdia uma de Campeonato Paulista na Vila Belmiro há quase seis anos - ou 45 jogos. A última derrota santista em casa aconteceu em 3 de abril de 2011, quando o Palmeiras fez 1 a 0.
LEIA MAIS: Musa de time da Série B do Brasileirão é presa acusada de tráfico de drogas
7 anos (2.670 dias) - Vitória sobre o Santos na Vila Belmiro
A última vitória do São Paulo sobre o time praiano fora de casa havia acontecido em 25 de outubro de 2009, por 4 a 3, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. E também foi de virada.
7 anos (2.670 dias) - São-Paulino marcar gol e dar uma assistência na Vila Belmiro
Cueva marcou o primeiro gol do São Paulo e também deu passe para que Luiz Araújo marcasse o terceiro. A última vez em que um jogador tricolor havia feito isso contra o Santos na Vila Belmiro foi há quase oito anos, com Hernanes. Ele balançou as redes uma vez e deu passe para gol de Washington.
9 anos (3.492 dias) - Duas vitórias consecutivas de virada
Nos dias 22 de julho e 26 de julho de 2007, o São Paulo saiu atrás no placar contra Cruzeiro e Sport, em jogos do Brasileirão, mas conseguiu virar. Antes de bater Ponte Preta e Santos no Paulistão, essa havia sido a última vez que a equipe venceu dois jogosa seguidos de virada.
9 anos (3.524 dias) - Vitória sobre o Santos por saldo de dois gols na Vila
A última vitória são-paulina sobre o Santos, em Santos, por saldo superior a um gol foi há quase dez anos, quando Aloísio, de cabeça, e Dagoberto, definiram o placar a favor do time tricolor em partida realizada em 24 de junho de 2007 e válida pelo Brasileirão: 2 a 0.
LEIA MAIS: Três brasileiros estão entre os 100 melhores estrangeiros da Premier League
14 anos (5.114 dias) - Vitória sobre o Santos na Vila Belmiro pelo Paulistão
A última vitória do São Paulo sobre o Santos no campo do adversário em partidas do Paulistão havia ocorrido exatamente há 14 anos. No dia 15 de fevereiro de 2003, o time do Morumbi venceu o Santos por 2 a 1 com gols de Gustavo Nery e Luis Fabiano.
19 anos (7.238 dias) - Jogador do SP marcando dois gols na Vila
Antes de Luiz Araújo, a última vez que alguém com a camisa tricolor havia anotado dois gols em solo santista havia sido Dodô, em 23 de abril de 1997, há quase 20 anos. O jogo terminou 2 a 2.
59 anos (21.640 dias) - Jogador do SP marcando dois gols na Vila em vitória
A última vez que um são-paulino havia anotado dois tentos em jogo com vitória na Vila Belmiro foi há muito tempo. No dia 17 de novembro de 1957, o São Paulo fez 6 a 2 com dois gols de Canhoteiro e outros dois gols de Amaury. Maurinho e Zizinho completaram.
73 anos (26.820 dias) - Vitória de virada na Vila com saldo superior a um gol
Na verdade, isso só havia acontecido uma única vez. No dia 12 de setembro de 1943, o São Paulo venceu o Santos por 4 a 1, de virada, gols de Luizinho e Sastre, duas vezes cada. Depois disso, só o jogo desta quarta-feira, com gols de Cueva e Luiz Araújo.