
Como já era esperado, Cristiano Ronaldo é o vencedor da Bola de Ouro de 2016, prêmio entregue pela revista francesa "France Football" ao melhor jogador do ano. A revista divulgou na tarde desta segunda-feira a ordem com os 30 melhores jogadores do mundo. De forma decrescente, os nomes foram divulgados a partir do 17º colocado. Neymar ficou na quinta colocação, Suárez na quarta, Griezzmann, terceira e Lionel Messi ficou com a segunda.
LEIA MAIS:
Liga dos Campeões: oitavas com PSG x Barça e Bayern x Arsenal; veja os duelos
Esta é a quarta vez que o português ganha a Bola de Ouro . As outras foram em 2008 (antes da unificação com a Fifa), 2013 e 2014. Ele deixa Cruyff, Michel Platini e Van Basten para trás, com três títulos, mas ainda fica atrás do recordista Lionel Messi, que tem cinco. Em 2016, Cristiano conquistou a Liga dos Campeões e a Eurocopa com a seleção portuguesa, títulos que o colocaram como favorito para vencer a 61ª edição do prêmio.
LEIA MAIS:
Manchester United encara rival francês no mata-mata da Liga Europa; veja duelos
Outros 11 atletas não receberam pontuação nenhuma e, por isso, devem ser anunciados posteriormente. O anúncio foi feito pelo Twitter oficial da revista. O vencedor do tradicional prêmio é escolhido somente por jornalistas, diferente do Melhor do Mundo da Fifa, eleito por votação popular e dos técnicos e capitães de seleções.
"Para mim, é uma grande honra receber a minha quarta Bola de Ouro. A emoção é de como se fosse a primeira vez. É um sonho realizado, de novo. Nunca pensei antes ganhar quatro vezes a Bola de Ouro. Estou muito satisfeito, muito feliz de ter a oportunidade. Quero agradecer meus colegas de equipe do Real. Todos os jogadores me ajudaram a conquistar esse prêmio individual", disse Cristiano Ronaldo em vídeo gravado antes da viagem para o Japão, onde o Real Madrid disputa o Mundial de Clubes.
LEIA MAIS: Brasileirão acaba com queda do Inter e homenagens à Chapecoense
Confira a ordem dos melhores jogadores do mundo pela France Football:
1º Cristiano Ronaldo - Real Madrid e Portugal
2º Lionel Messi - Barcelona e Argentina
3º Antoine Griezmann - Atlético de Madrid e França
4º Luis Suárez - Barcelona e Uruguai
5º Neymar - Barcelona e Brasil
6º Gareth Bale - Real Madrid e País de Gales
7º Riyad Mahrez - Leicester e Argélia
8º Jamie Vardy - Leicester e Inglaterra
9º Pepe - Real Madrid e Portugal
9º Buffon - Juventus e Itália
11º Aubameyang - Borussia Dortmund e Gabão
12º Rui Patrício - sporting e Portugal
13º Zlatan Ibrahimovic - Manchester United
14º Arturo Vidal - Bayern de Munique e Chile
14º Paul Pogba - Manchester United e França
16º Robert Lewandowski - Bayern de Munique e Polônia
17º Dimitri Payet - West Ham e França
17º Luka Modric - Real Madrid e Croácia
17º Toni Kroos - Real Madrid e Alemanha
A revista "France Football" lançou o prêmio Bola de Ouro em 1956 para escolher o melhor jogador europeu do ano. A partir de 1995, jogadores oriundos de outros países passaram a concorrer. Em 2010, a Fifa juntou-se a revista e unificou ao prêmio de melhor do mundo da entidade máxima. Em 2016, entretanto, a parceria não foi mantida, e a revista voltou a organizar sua eleição em separado do evento da Fifa para apontar o melhor jogador do ano. A entidade máxima do futebol entregará seu prêmio, agora chamado de "Fifa's Best" no dia 9 de janeiro.