Tamanho do texto

Competição conta atualmente com 32 equipes. Até 1994, eram apenas 24

Gianni Infantino, presidente da Fifa, parece disposto a alterar o formato da Copa do Mundo e anunciou nesta quarta-feira que planeja fazer uma competição com 48 seleções divididas em 16 grupos de três equipes. Isso a partir do torneio de 2022, no Catar, ou até mesmo no de 2026, que ainda não tem sede definida.

E mais:  Mundial de Clubes da Fifa pode ter 32 times e fórmula mais "entusiasmante"

A Copa do Mundo atualmente conta com 32 países. Até o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, o torneio contava com 24 seleções - a Copa de 1998, na França, foi a primeira com o número de participantes atual.

Gianni Infantino, presidente da Fifa
FIFA / Divulgação
Gianni Infantino, presidente da Fifa

O presidente da Fifa já havia sinalizado esse desejo no mês de outubro deste ano, quando levantou a possibilidade aumentar a competição. "'Pode ser 40 ou 48 seleções, essa é uma discussão positiva. Eu não concordo que o Mundial irá perder qualidade a qualidade ", disse Infantino na ocasião.

E mais:  Sem Neymar, Fifa divulga finalistas na premiação de melhor jogador do mundo

"Eu gostaria de lembrar que na última Copa do Mundo, Inglaterra e Itália foram eliminadas pela Costa Rica na fase de grupos. O nível do futebol está aumentando em todo o mundo. Em um formato de 48 times, a qualidade seria maior porque as 32 equipes teriam um jogo a menos para fazer. A qualidade iria melhorar e não diminuir de forma alguma", finalizou.

Como funcionaria?

No formato sugerido por Infantino, que deve ser votado no dia 10 de janeiro do ano que vem, o torneio seria dividido em 16 grupos de três seleções, sendo que as duas primeiras colocadas se classificariam para a fase seguinte, já eliminatória. Essa próxima fase contaria com 32 equipes, sendo eliminatória e em jogo único até a grande final.

Do começo até hoje

A primeira Copa do Mundo de futebol foi disputada no Uruguai, em 1930, com 13 nações envolvidas. Esse número aumentou para 16 seleções em 1934 e assim permaneceu por 48 anos. Em 1982, mais oito países foram adicionados, elevando o número total para 24. A partir do Mundial da França, em 1998, foram definidos os 32 países.

Não pode!  CBF recebe nova multa por grito homofóbico da torcida, e Fifa faz alerta

A próxima edição da Copa do Mundo será disputada na Rússia, em 2018. Depois, o Catar recebe o evento de 2022. Já o torneio de 2026 ainda não tem sede definida, mas Estados Unidos, México e Inglaterra pleiteam a organização.