O papa Francisco dedicou nesta quarta-feira, durante sua audiência geral, na praça São Pedro, uma mensagem de apoio ao povo brasileiro por conta do desastre aéreo com o avião da Chapecoense. O acidente, ocorrido nos arredores de Medellín, na Colômbia, onde a equipe catarinense disputaria a final da Copa Sul-Americana, deixou 71 mortos e apenas seis sobreviventes.
Veja: Conheça mais sobre a história dos três jogadores que sobreviveram
"Gostaria de lembrar hoje a dor do povo brasileiro pela tragédia com um clube local e rezar pelos jogadores mortos e suas famílias", disse papa Francisco , líder da Igreja Católica. Além disso, o pontífice comparou a tragédia da Chape com o desastre que matou todo o elenco do Torino em 1949, quando um avião com a delegação da equipe italiana se chocou contra a Basílica de Superga, em Turim. Na ocasião, 31 pessoas faleceram.
"Recordemos Superga. São tragédias duras, rezemos por elas", acrescentou o papa. Na última terça-feira (29), Francisco já havia enviado uma mensagem de condolências ao bispo da diocese colombiana de Sonsón Rionegro, Fidel León Cadavid Marín.
E mais: Buscas são encerradas com 71 corpos resgatados e seis sobreviventes
"O Santo Padre, profundamente atingido ao saber da dolorosa notícia do grave acidente aéreo que ocasionou numerosas vítimas, eleva orações para o eterno descanso dos falecidos", diz uma nota da Conferência Episcopal da Colômbia.
Time de Francisco pelo caminho
A delegação da Chapecoense viajava em um avião da empresa Lamia, surgida na Venezuela, mas que agora é baseada na Bolívia. Eram jogadores, dirigentes, jornalistas e convidados, além da tripulação da aeronave. As causas da tragédia estão sendo investigadas, mas suspeita-se de pane seca ou elétrica.
Tragédia! Confira os nomes das 71 vítimas do acidente de avião da Chapecoense
Em sua trajetória rumo à inédita e surpreendente final da Copa Sul-Americana, o "Verdão do Oeste", como é conhecida a Chape, havia eliminado inclusive o San Lorenzo, time de coração do papa Francisco. Após passar pelos argentinos na semifinal da competição, a Chapecoense fez uma brincadeira sadia em seu Twitter oficial, colocando uma fumaça na chaminé com a frase "Habemus finalista".