Por conta do acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (29), envolvendo um avião que levava a Chapecoense à Colômbia para a decisão da Copa Sul-Americana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou o adiamento do segundo jogo da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, inicialmente prevista para esta quarta-feira (30) e também da última rodada do Campeonato Brasileiro, que aconteceria neste domingo (04/12).
O jogo decisivo foi adiado a pedido dos dois clubes envolvidos na competição nacional. "Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia", diz o comunicado no site oficial da CBF . Todos os dez jogos da rodada final do Brasileirão foram remarcados para o dia 11 de dezembro.
Nota oficial da CBF
A CBF também se manifestou publicamente sobre o acidente envolvendo o avião que transportava o time da Chapecoense. Veja na íntegra:
"Em decorrência do trágico acidente ocorrido com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, por meio de Resolução de Diretoria, decreta luto oficial por sete dias e informa o adiamento de todas as partidas previstas para o calendário do futebol brasileiro por este período: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil Sub-20.
Diante disso, a Diretoria da CBF resolve:
a) A partida de volta da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 21h45min.
b) A rodada final da Série A do Brasileirão será realizada no domingo, dia 11 de dezembro, às 17h.
c) A final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15min."
LEIA TAMBÉM: Conmebol e CBF emitem notas sobre acidente com avião da Chapecoense
Além disso, o órgão anunciou que enviará a Medellín uma equipe de médicos para auxiliar a Colômbia no tratamento dos sobreviventes.
Sobre o acidente
O avião que levava o time da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana sofreu um acidente na região metropolitana de Medellín, na Colômbia.
De acordo com a defesa civil, 77 pessoas estavam à bordo do voo da Chapecoense, sendo que pelo menos seis sobreviveram ao acidente – dos que saíram com vida estão os goleiros Danilo e Jackson Follmann e o lateral Alan Ruschel. Uma sexta pessoa que foi retirada com vida dos destroços faleceu no hospital.
E MAIS: Veja os nomes de quem estava no voo da Chapecoense que matou 76 pessoas
Além dos jogadores, a aeronave levava membros da comissão técnica da equipe catarinense e 21 jornalistas, além de nove tripulantes. O piloto perdeu o contato com a torre de controle por volta das 22h00 do horário local da segunda-feira (01h00 da manhã no horário brasileiro de verão).