Tamanho do texto

Aos 53 anos, Cuca se junta a nomes consagrados como Oswaldo Brandão, Mário Travaglini, Aymoré Moreira, Rubens Minelli e Vanderlei Luxemburgo

Cuca levou o Brasileirão pela primeira vez na sua carreira
Divulgação
Cuca levou o Brasileirão pela primeira vez na sua carreira

Cuca tem no currículo títulos estaduais e até mesmo da Libertadores, mas ainda faltava uma conquista nacional. Não falta mais. Neste domingo, o paranaense de Curitiba ganhou a Série A do Campeonato Brasileiro à frente do Palmeiras, o maior campeão nacional do País. Sem falar que o treinador encerrou jejum de 22 anos do alviverde sem títulos brasileiros e ainda se tornou o sexto técnico campeão do Brasileirão pelo clube paulista. 

E mais:  Entenda a polêmica e por que o Palmeiras é considerado eneacampeão brasileiro

Aos 53 anos, Cuca se junta a nomes consagrados como Oswaldo Brandão, Mário Travaglini, Aymoré Moreira, Rubens Minelli e Vanderlei Luxemburgo. Todos estes treinadores contabilizam, ao menos, um título brasileiro pelo time do Palestra Itália. A primeira conquista alviverde foi sob a batuta de Osvaldo Brandão, campeão da Taça Brasil em 1960. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em 2010, unificou os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Osvaldo Brandão também foi o responsável pelo bicampeonato nacional de 1972 e 1973.

Confira fotos do Palmeiras campeão de 2016:

Em 1967, o Palmeiras ganhou dois títulos nacionais e com dois treinadores diferentes. Enquanto Mário Travaglini faturou a segunda conquista na Taça Brasil, Aymoré Moreira garantiu o primeiro título no Robertão. Torneio, aliás, que ainda foi ganho por Rubens Minelli, em 1969. Já as últimas duas conquistas do Palmeiras foram conquistadas por Vanderlei Luxemburgo no bicampeonato de 1993 e 1994. 

E mais:  Cinco jogos em que o Palmeiras provou que merecia ser campeão brasileiro

Se Cuca é o sexto técnico campeão brasileiro pelo Palmeiras, no geral ele é o 37º comandante a dar a volta olímpica desde 1959, ano da criação da Taça Brasil. Lula e Luxemburgo, com cinco títulos cada, são os recordistas. E mais! Cuca é apenas o terceiro técnico fora de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul a levar a principal divisão nacional. Além dele, o argentino Carlos Volante ganhou a Taça Brasil pelo Bahia em 1959 e o alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo ganhou a Taça Brasil pelo Botafogo em 1968. 

O jogo:  Palmeiras vence a Chapecoense e conquista título brasileiro após jejum de 22 anos

Confira os técnicos que já foram campeões brasileiro desde 1959:

5 títulos
Lula e Vanderlei Luxemburgo;

4 títulos
Rubens Minelli e Muricy Ramalho;

3 títulos
Osvaldo Brandão e Ênio Andrade;

2 títulos
Mário Travaglini, Telê Santana, Antônio Lopes, Marcelo Oliveira e Tite 

1 título
Carlos Volante, Ayrton Moreira, Mário Jorge Lobo Zagallo, Aymoré Moreira, Antoninho Fernandes, Paulo Amaral, Carlos Alberto Silva, Cláudio Coutinho, Paulo César Carpeggiani, Carlos Alberto Torres, Carlos Alberto Parreira, Pepe, Jair Picerni, Evaristo de Macedo, Nelsinho Rosa, Nelsinho Baptista, Carlinhos, Paulo Autuori, Luiz Felipe Scolari, Oswaldo de Oliveira, Joel Santana, Geninho, Emerson Leão, Andrade, Abel Braga e Cuca.  *Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas