Tamanho do texto

Região só perdeu o América Mineiro para o ano que vem, mas poderá ganhar o Vasco, que ainda luta para subir

Seis clubes das Séries A e B lutarão pelas últimas quatro vagas do Brasileirão 2017. Sport, Vitória e Internacional tentarão se manter na elite. Resta uma vaga na zona de rebaixamento. Enquanto isso, Bahia, Vasco e Náutico buscarão o acesso na Série B. Dois clubes subirão de divisão. Um fato, porém, não será alterado: o Sudeste seguirá sendo a maioria na principal divisão nacional. 

Veja como está a classificação do Brasileirão

Entre os 16 clubes confirmados para a próxima edição do Brasileirão, dez são do Sudeste . A região só perdeu o América Mineiro, mas poderá ganhar o Vasco. Sem falar que os paulistas Palmeiras e Santos lutam pelo título. Além da dupla, Flamengo, Atlético Mineiro e Botafogo estão na zona da Libertadores. Corinthians - que também sonha com o G6 -, Ponte Preta, Fluminense e Cruzeiro aparecem na zona da Copa Sul-Americana.

Times do Sudeste mostram força no Brasileirão
Site oficial
Times do Sudeste mostram força no Brasileirão

O Sul, por sua vez, conta com cinco clubes já garantidos. Se o Figueirense foi rebaixado, o Avaí conquistou o acesso. Há ainda a indefinição sobre o futuro do Internacional. Atlético Paranaense, Grêmio, Chapecoense e Coritiba são os outros sulistas na elite nacional.

E mais:  Vasco tem bom desempenho no Maracanã pela Série B, mas já perdeu do Ceará

Campeão da Série B de volta

A novidade em 2017 será a volta do Centro-Oeste. E em grande estilo. O Atlético Goianiense surpreendeu todos ao conquistar o título da Série B. O Dragão estava fora da Série A desde 2012. Já o Nordeste, por enquanto, não tem nenhum clube confirmado. Mas é certo que ao menos um clube estará no Brasileirão. Se Sport e Vitória tentam se manter na elite, Bahia e Náutico jogam pelo acesso. Os nordestinos que, hoje, choram o descenso do Santa Cruz, poderão acabar com quatro representantes na principal divisão do Brasileirão.

Marcelo Oliveira ou Renato Gaúcho:  quem entra em seleta lista da Copa do Brasil?

O Sport, na próxima rodada, precisará de uma simples vitória contra o lanterna e rebaixado América Mineiro para confirmar presença na Série A. O Vitória também poderá comemorar antecipadamente se vencer o Coritiba e o Internacional tropeçar contra o Cruzeiro. Na Série B, o Bahia atual terceiro colocado, assegura o acesso com um empate diante do Atlético-GO. Por fim, o Náutico precisa vencer o Oeste e secar o Vasco.

Resta saber como os times do Sudeste do País se saem na próxima edição do campeonato nacional. *Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.