Tamanho do texto

Adversário cearense é o último do time cruzmaltino na competição deste ano, e só a vitória interessa para conseguir o acesso

O Vasco conseguiu autorização da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para mandar o jogo contra o Ceará pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no próximo sábado, às 17h30. O Gigante da Colina tem motivos de sobra para acreditar em um resultado positivo no templo do futebol, mas ainda assim é preciso tomar cuidado com o Vozão que já foi algoz dos cariocas neste mesmo Maraca. 

Veja como está a classificação da Série B

Esta é a terceira participação do Vasco na Série B. O clube carioca, em 2009 e 2014, realizou oito partidas no Maracanã. O retrospecto é favorável com cinco vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Houve ainda, neste período, um triunfo sobre o Duque de Caxias, por 1 a 0, mas naquele momento o time cruzmaltino atuou como visitante. Os dois tropeços aconteceram em 2009. O primeiro jogo no Maraca pela Série B, aliás, terminou com derrota. 

Vasco faz último jogo da Série B no Maracanã. E precisa vencer
Divulgação
Vasco faz último jogo da Série B no Maracanã. E precisa vencer

E o algoz foi justamente o Ceará. Em 28 de agosto de 2009, o clube carioca acabou derrotado pelo Vozão por 2 a 0, pela 21ª rodada. Na atual temporada, o Vasco só depende das suas forças para conquistar o acesso. Mas caso o resultado de 2009 se repetir, precisará de um tropeço do Náutico para subir de divisão. 

E mais:  Marcelo Oliveira ou Renato Gaúcho: quem entra em seleta lista da Copa do Brasil?

Amuleto

O Vasco, porém, não perde no Maracanã desde 5 de setembro de 2015, quando caiu ante o Atlético Mineiro, por 2 a 1, pela 23ª rodada do Brasileirão. De lá para cá foram quatro vitórias, sendo duas como visitante contra o Flamengo e Botafogo, e quatro empates. Destes oito confrontos, dois ocorreram pelo Cariocão que acabou com título vascaíno. 

Confira: Vasco tem média de público pagante inferior a do lanterna da Série B

Na atual edição da Série B, o time - como mandante - ocupa o modesto 7º lugar com 36 pontos. Aproveitamento de 66,7%. O clube carioca obteve ao lado da torcida 11 vitórias, três empates e quatro derrotas, além de 28 tentos a favor e 19 contra. Na classificação real, os cariocas estão no 4º lugar com 62 pontos. 

Confira os jogos do Vasco no Maracanã pela Série B:

Temporada 2009

28/08
Vasco 0 x 2 Ceará

19/09
Vasco 1 x 0 Guarani

24/10
Vasco 2 x 1 Bahia

07/11
Vasco 2 x 1 Juventude

13/11
Vasco 2 x 1 América de Natal

21/11
Vasco 0 x 1 Portuguesa

Temporada 2014

08/11
Vasco 1 x 0 ABC

22/11
Vasco 1 x 1 Icasa

Vale lembrar que o Vasco não fez nenhum jogo no Maracanã pela Série B desta ano porque o estádio estava alugado para disputa dos Jogos Olímpicos. *Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte.

    Leia tudo sobre: Futebol