Tamanho do texto

Rivais "trocaram" de posição: Enquanto o time avaiano conseguiu vaga na elite do futebol nacional de 2017, o alvinegro jogará a segunda divisão

Jogadores do Avaí comemoraram o acesso à Série A junto com os torcedores após a vitória sobre o Londrina por 1 a 0
Jamira Furlani/Avaí F.C.
Jogadores do Avaí comemoraram o acesso à Série A junto com os torcedores após a vitória sobre o Londrina por 1 a 0

O futebol brasileiro está prestes a encerrar a temporada 2016, mas os torcedores, principalmente os catarinenses, com boa memória poderão acreditar que estão em 2008. Figueirense e Avaí repetiram seus desempenhos de oito anos atrás nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Enquanto o alvinegro amargou o descenso na elite, o time avaiano conquistou o acesso no segundo escalão nacional e retornou à elite.

LEIA MAIS: Vasco tem bom desempenho no Maracanã pela Série B, mas já perdeu do Ceará

Goleado pelo Vitória por 4 a 0 no último final de semana, o Figueirense foi rebaixado na Série A com três rodadas de antecedência. No momento, a equipe de Florianópolis ocupa a 18ª colocação com 34 pontos e uma campanha de sete vitórias, 13 empates e 16 derrotas. O retrospecto atual está bem abaixo da realizada em 2008. Naquela oportunidade, o Figueira confirmou a queda com 44 pontos em uma campanha de 11 triunfos, 11 resultados iguais e 16 reveses. Diferente o rival Avaí .

LEIA MAIS: Marcelo Oliveira ou Renato Gaúcho: quem entra em seleta lista da Copa do Brasil?

A equipe azul, por sua vez, está a uma vitória de superar sua campanha em 2008. O escrete da Ressacada ainda poderá garantir o vice-campeonato na Série B. No momento, tem 65 pontos com 19 vitórias, oito empates e dez derrotas. Há oito temporadas, o clube catarinense obteve o acesso com a terceira melhor campanha da divisão. Foram 18 triunfos, 13 empates e sete derrotas, totalizando assim 67 pontos.

LEIA MAIS: Procuradoria espanhola pede dois anos de prisão a Neymar

O Avaí se despedirá da Série B no próximo sábado, às 17h30, contra o Brasil de Pelotas no Estádio da Ressacada, na capital de Santa Catarina. O Figueirense, por sua vez, cumprirá tabela contra o Fluminense, no próximo domingo, às 17h30, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão e na última rodada enfrenta o Sport, fora de casa, às 17h.

Luta para subir

Enquanto Atlético Goianiense e Avaí já garantiram o retorno ao primeiro escalão do futebol nacional, Bahia, Vasco e Náutico brigam pelas outras duas vagas. O time baiano, atual terceiro colocado, assegura o acesso com um empate diante do Atlético-GO, enquanto o Vasco precisa vencer o Ceará no Maracanã para se garantir. Se empatar ou perder, o time carioca precisa torcer por uma derrota ou empate da equipe pernambucana, que enfrenta o Oeste, time que luta para não cair, em casa. A última rodada começou nesta terça-feira com a vitória do Goiás sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 1 e será completada com dois jogos na sexta e outros sete no sábado, todos esses às 17h30.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: futebol

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.