Tamanho do texto

Competição atualmente conta com sete equipes participantes, mas a entidade pretende ampliar o número de times

O presidente da Fifa Gianni Infantino revelou nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes pode ser aumentado e contar com 32 equipes para o ano de 2019. O modelo atual conta com sete times participantes, sendo os seis campeões continentais (América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e África) e ainda um time do país anfitrião.

E mais:  Trump ou Hillary? Eleitor dos EUA vota em Lionel Messi para presidente

Segundo o dirigente, a fórmula de disputa do Mundial de Clubes atualmente é "complicada", uma vez que acontece "num período difícil e não muito entusiasmante", conforme as próprias palavras de Infantino.

Mundial de Clubes da Fifa pode ter 32 times participantes a partir de 2019
Divulgação/Fifa
Mundial de Clubes da Fifa pode ter 32 times participantes a partir de 2019

O presidente da Fifa ainda explicou que é necessário encontrar um modelo que interesse a torcedores e imprensa de todo o planeta. "O mundo mudou. O futebol hoje não é apenas a Europa e a América do Sul. Devemos encontrar um Mundial que seja mais interessante para os clubes, mas também para os fãs em todo o mundo".

Você viu?  Ronaldinho Gaúcho pode retornar ao Barcelona; entenda

A edição deste ano de 2016 será disputada no Japão entre os dias 8 e 18 de dezembro. Dos sete clubes, cinco já estão definidos: Real Madrid (Espanha/Europa), Atlético Nacional (Colômbia/América do Sul), Mamelodi Sundowns (África do Sul/África), América (México/América do Norte) e Auckland City (Nova Zelândia/Oceania). Restam os campeões da Liga dos Campeões da Ásia e o campeão japonês.

Histórico da competição

O torneio no formato atual começou a ser disputado em 2005, com o São Paulo sagrando-se campeão. Antes, em 2000, com uma outra fórmula de disputa, o Corinthians foi quem levantou a taça - o alvinegro também levou em 2012. O Internacional é o outro brasileiro que já conquistou o título, enquanto Santos e Atlético-MG não conseguiram. O time paulista perdeu do Barcelona na final, e os mineiros caíram na semi diante do Raja Casablanca.

Foi só um susto!  Van Persie não corre o risco de perder a visão de um olho

O atual campeão do Mundial de Clubes da Fifa é o Barcelona, que venceu o River Plate, da Argentina, por 3 a 0 na decisão de 2015. O japonês Sanfrecce Hiroshima ficou em terceiro, com o chinês Guangzhou Evergrande ocupando o quarto posto.

    Leia tudo sobre: Futebol