Tamanho do texto

Última façanha do Rio Grande do Sul, levando em conta as quatro divisões do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, foi em 2005

Grêmio e Internacional iniciaram, na última quarta-feira, a disputa pelas semifinais da Copa do Brasil. O torneio nacional virou prioridade para a dupla Grenal, os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul, que tentam uma vaga na Libertadores e também buscam encerrar um longo jejum de títulos. E esta seca não é só dos arquirrivais. O Rio Grande do Sul não comemora uma conquista nacional há 11 anos. 

E mais:  Campeonato Brasileiro ganha G6, mas pode ter G9 no ano que vem; entenda

A última façanha do estado, levando em conta as quatro divisões do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, foi em 2005, quando o Grêmio faturou o título da Série B. Desde então, nenhum time da dupla Grenal não soltou o grito entalado na garganta. No século XXI, aliás, o estado do Sul tem apenas dois títulos. O outro também foi obtido pelo Tricolor na Copa do Brasil de 2001. 

Dupla Grenal tenta acabar com jejum gaúcho de títulos nacionais
Site oficial
Dupla Grenal tenta acabar com jejum gaúcho de títulos nacionais

Para se ter uma ideia, o Brasileirão de pontos corridos completa 14 anos nesta edição e jamais teve um campeão gaúcho. O Grêmio não vence a principal divisão nacional desde 1996, enquanto o jejum do Inter é ainda maior, desde 1979. Na Copa do Brasil, o Colorado está na seca desde 1992.

Confira:  Brasileiro deixa de pagar contas básicas para gastar com futebol, mostra estudo

Juventude já brilhou

Até mesmo o Juventude comemorou um título depois do Inter. O clube de Caxias do Sul foi campeão da Copa do Brasil em 1999. Juventude, aliás, que também deu a volta olímpica na Série B em 1994. Já nas Séries C e D, os gaúchos ainda não conseguiram o lugar mais alto do pódio. O Juventude até teve a chance, na atual temporada, mas caiu logo após o acesso, ante o Boa Esporte. 

Veja:  Além da vida noturna, Neymar também se diverte nas mesas de poker

Novo Hamburgo, em 2005, e Brasil, em 2015, são os clubes gaúchos com as melhores campanhas na Série C. Ambos os clubes ficaram em 4º lugar. O Rio Grande do Sul - nacionalmente - tem cinco títulos da Série A, duas conquistas na Série B e seis voltas olímpicas na Copa do Brasil. E a dupla Grenal colaborou muito para esses números.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: Futebol

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.