Tamanho do texto

Se os representantes paulistas não escaparem da queda, a temporada 2016 repetirá 2012 e 2013. Em 2015, foi a vez do Estado do Rio de Janeiro

São Paulo evoluiu, mas ainda tem risco de rebaixamento e pode fazer com que o Estado paulista rebaixe times nas três divisões
Reprodução/Instagram
São Paulo evoluiu, mas ainda tem risco de rebaixamento e pode fazer com que o Estado paulista rebaixe times nas três divisões

O São Paulo ainda corre riscos de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A, apesar da súbita melhora nas últimas rodadas. Além do time do Morumbi, o Estado paulista também pode colocar uma marca negativa em sua história no futebol. São Paulo poderá ter clubes rebaixados nas Séries A, B e C, durante a mesma temporada, pela terceira vez desde a criação da Série D, em 2009.

LEIA MAIS:  Rogério Ceni posta foto no metrô, é criticado e dá resposta a internauta

O time que leva o nome do Estado e da capital, neste momento, luta com outros oito clubes contra o descenso na Série A e ocupa a 12ª colocação com 42 pontos, seis a mais do que a zona de rebaixamento. São 11 vitórias, (sete em casa e quatro fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e 12 derrotas (cinco diante da torcida e sete fora), além de 32 gols a favor e 31 contra. Aproveitamento de 43,8%.

Na Série B, uma batalha parecida é travada contra a degola. O Bragantino, porém, já está na zona do medo. O clube do interior paulista aparece no 17º lugar com 30 pontos. Para piorar, o primeiro rival fora da zona de rebaixamento também é do estado. O Oeste, que está na 16ª colocação com 35 pontos.

LEIA MAIS:  Barcelona lucra e tem maior receita do futebol na temporada 2015/2016

Este trio tentará evitar o mesmo destino de Portuguesa e Guaratinguetá. A dupla paulista não conseguiu se segurar na Série C e amargou o descenso para a última divisão nacional. O problema para o São Paulo é que, desde 2007, o Brasileirão sempre rebaixa - ao menos - um campeão nacional. Já para a dupla do interior paulista, o tormento é que desde 2012, ao menos, um clube do estado desce para a Série C.

TRIPLO REBAIXAMENTO

Se os representantes de São Paulo não escaparem da queda, a temporada 2016 repetirá 2012 e 2013. Há quatro anos, o Palmeiras amargou sua segunda queda, a primeira nos pontos corridos da Série A. Já Guarani e Grêmio Barueri foram degolados na Série B, enquanto a Série C se livrou do Santo André.

LEIA MAIS:  Jô revela que bebida prejudicou sua carreira e confirma acerto com Corinthians

O cenário se repetiu em 2013 com os rebaixamentos de Portuguesa e Ponte Preta na elite, Guaratinguetá e São Caetano na Série B e Grêmio Barueri na Série C. Além do estado de São Paulo, só o Rio de Janeiro já teve clubes degolados nas três principais divisões nacionais na mesma temporada. Em 2015, o estado perdeu Vasco (Série A), Macaé (Série B) e Madureira (Série C).

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.