Tamanho do texto

Nos últimos oito anos, o Sudeste acumulou dez acessos. Só na atual temporada foram dois, com Guarani e Boa Esporte

Brasileirão Série C: Guarani está nas semifinais e também de volta à Série B do Campeonato Brasileiro
Reprodução
Brasileirão Série C: Guarani está nas semifinais e também de volta à Série B do Campeonato Brasileiro

A terceira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2009, deixou de ser a última divisão nacional com a criação da Série D. Desde então, o Nordeste conquistou 11 acessos no Brasileirão Série C, recorde entre as regiões. Na atual temporada, os nordestinos tinham a chance de obter quatro, mas conseguiram êxito apenas com o ABC que eliminou o paulista Botafogo.

E mais:  Guarani e Juventude encerram jejum e voltam à Série B com ABC e Boa Esporte

A região só ficou fora da festa em 2015, mas agora, recupera o prestígio. No Brasileirão Série C , Os nordestinos subiram Icasa e ASA (2009), ABC e Salgueiro (2010), CRB e América de Natal (2011), Icasa (2012), Santa Cruz e Sampaio Corrêa (2013) e CRB (2014). Mas é bom os nordestinos não bobearem. O Sudeste aparece logo atrás. 

Nos últimos oito anos, o Sudeste acumulou dez acessos. Só na atual temporada foram dois. O Guarani se deu bem contra o ASA, enquanto o Boa Esporte eliminou o paraibano Botafogo. A região só não subiu clubes em 2013. Além de Boa Esporte e Guarani, o Sudeste festejou os acessos de América Mineiro e Guaratinguetá (2009), Ituiutaba (2010), Ipatinga (2011), Oeste (2012), Mogi Mirim e Macaé (2014) e Tupi (2015).

Veja:  Copa do Nordeste terá choque entre campeões logo na fase de grupos

Desempenho do Sul

Enquanto isso, o Sul do País é mais econômico. Ao eliminar o Fortaleza, o Juventude abocanhou o sexto acesso da região na Série C desde 2009. O Sul ficou fora da festa nos anos de 2009, 2013 e 2014, mas em compensação conseguiu comemorar os feitos de Criciúma (2010), Joinville (2011), Chapecoense (2012) e Londrina e Brasil de Pelotas (2015).

Confira:  Vasco perde chance de bater recorde, mas pode igualar Corinthians na Série B

Com os acessos definidos, os clubes focam nas semifinais do Brasileirão Série C. Enquanto o Guarani vai desafiar o ABC podendo decidir em casa, o Boa Esporte terá a mesma vantagem contra o Juventude. Dos quatro clubes, apenas o ABC já conta com um título na divisão. Os potiguares deram a volta olímpica em 2010.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.