Tamanho do texto

O time de Campinas está fora da Série B desde 2012, enquanto o escrete do interior gaúcho não disputa o segundo escalão nacional desde 2009

Guarani foi um dos quatro que garantiram acesso à Série B e encerrou jejum que durava desde 2012
Reprodução
Guarani foi um dos quatro que garantiram acesso à Série B e encerrou jejum que durava desde 2012

ABC, Boa Esporte, Guarani e Juventude conquistaram o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro no último final de semana. Enquanto os clubes dos interiores paulista e gaúcho encerraram um longo jejum, potiguares e mineiros fizeram o tradicional bate e volta. O ABC foi o primeiro clube a obter o acesso, na última sexta-feira.

LEIA MAIS:  Copa do Nordeste terá choque entre campeões logo na fase de grupos

A equipe de Natal superou o paulista Botafogo, em Natal, por 1 a 0. Em 2015, o ABC foi rebaixado à Série C na 18ª colocação. O acesso do Boa Esporte também foi alcançado em casa contra o Botafogo, mas o da Paraíba. O gol foi marcado apenas aos 50 minutos do 2º tempo. O rebaixamento dos mineiros na Série B aconteceu na penúltima colocação, em 2015. De 2009 para cá, oito vezes os clubes subiram na Série C um ano após o descenso na Série B. Já os outros dois encerraram o jejum .

LEIA MAIS:  Vasco perde chance de bater recorde, mas pode igualar Corinthians na Série B

EMOÇÕES

Melhor clube da Série C, o Guarani conquistou o acesso em grande estilo, ao atropelar o ASA de Arapiraca, por 3 a 0. O time de Campinas estava fora da Série B desde 2012, quando foi rebaixado na 18ª colocação. A maior seca, porém, era do Juventude. O escrete gaúcho não disputa o segundo escalão nacional desde 2009. Neste período, o Juventude esteve três temporadas na Série D e os últimos três anos na Série C. O acesso do clube de Caxias do Sul foi obtido com o empate, por 1 a 1, ante o Fortaleza, fora de casa.

LEIA MAIS:  Champions League perde público na 2ª rodada e média fica atrás da Bundesliga

Mas antes da Série B, o quarteto ainda disputará as semifinais da Série C. Enquanto o Guarani vai desafiar o ABC podendo decidir em casa, o Boa Esporte terá a mesma vantagem contra o Juventude. Dos quatro clubes, apenas o ABC já conta com um título na divisão. Os potiguares deram a volta olímpica em 2010. Os outros três tentam encerrar outro tipo de jejum, o de títulos nacionais.

* Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.