Tamanho do texto

O vencedor da competição nordestina, que terá 20 times divididos em cinco grupos, terá vaga garantida na Copa Sul-americana 2017.

O Santa Cruz é o último campeão da Copa do Nordeste e irá enfrentar o Campinense-PB, o Náutico-PE, em clássico regional, e mais um representante do Ceará
Reprodução
O Santa Cruz é o último campeão da Copa do Nordeste e irá enfrentar o Campinense-PB, o Náutico-PE, em clássico regional, e mais um representante do Ceará

A Copa do Nordeste, na última terça-feira, definiu os grupos para a temporada 2017. Entre as cinco chaves, duas terão choque entre campeões logo na primeira fase. O torneio regional contará com seis dos seus sete vencedores. Há ainda a possibilidade do aproveitamento ser de 100%. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a desistência do Uniclinic e a vaga cearense poderá ficar com o Ceará, campeão em 2015.

LEIA MAIS:  Vasco perde chance de bater recorde, mas pode igualar Corinthians na Série B

Este representante indefinido entrará no Grupo A da Copa do Nordeste 2017, justamente um dos grupos que terá duelo de campeões. O Santa Cruz, atual vencedor do torneio, terá pela frente o Campinense, vencedor em 2013. Sem falar que o tricolor pernambucano ainda fará um clássico estadual contra o Náutico.

LEIA MAIS:  Allianz Parque ostenta a melhor média de público; top 5 só tem novas arenas

O Grupo E será outro com dois campeões. O Vitória, maior vencedor do torneio com quatro títulos, desafiará o América de Natal, campeão em 1998. Há ainda o Bahia, duas vezes campeão, que será cabeça de chave do Grupo B, e o Sport, cabeça de chave do Grupo C, que já abocanhou três vezes a tradicional competição nordestina. Apenas o Grupo D não tem vencedores. Em compensação será palco para o clássico alagoano entre CSA e CRB.

Confira os grupos da Copa do Nordeste 2017:

Grupo A (Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Campinense-PB e representante do Ceará)

Grupo B (Bahia-BA, Fortaleza-CE, Moto Club-MA e Altos-PI)

Grupo C (Sport-PE, Sampaio Corrêa-MA, Ríver-PI e Juazeirense-BA)

Grupo D (ABC-RN, CRB-AL, CSA-AL e Itabaiana-SE)

Grupo E (Vitória-BA, América de Natal-RN, Botafogo-PB e Sergipe-SE)

REGULAMENTO

A Copa do Nordeste 2017 contará com 20 clubes que serão separados em cinco grupos com quatro representantes cada. O campeão de cada grupo e os três melhores segundos colocados, após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, se classificarão para as quartas de final.

LEIA MAIS:  Champions League perde público na 2ª rodada e média fica atrás da Bundesliga

No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. O vencedor terá vaga garantida na Copa Sul-americana 2017, mas não terá presença garantida na Copa do Nordeste de 2018.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.