Tamanho do texto

O clube carioca poderia se tornar o único a liderar a divisão do início ao fim, contudo, deixou escapar o recorde ao perder para o Paysandu por 3 a 1

O Vasco foi superado pelo Paysandu por 3 a 1 no Mangueirão e perdeu a liderança da Série B pela primeira vez em 2016
Divulgação
O Vasco foi superado pelo Paysandu por 3 a 1 no Mangueirão e perdeu a liderança da Série B pela primeira vez em 2016

O Vasco, na última terça-feira, foi derrotado pelo Paysandu, por 3 a 1, no Estádio do Mangueirão, em Belém, pela 29ª rodada e perdeu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Esta é a primeira vez que o Cruzmaltino fica sem a ponta em 2016. O clube carioca poderia se tornar o único a liderar a divisão do início ao fim, contudo, deixou escapar o recorde. Mesmo assim, o Vasco ainda pode igualar a melhor marca dos pontos corridos.

LEIA MAIS:  Allianz Parque ostenta a melhor média de público; top 5 só tem novas arenas

Em 2008, o Corinthians - pela primeira e única vez na Série B - liderou o segundo escalão nacional em 37 das 38 rodadas. O clube paulista só não esteve no topo na 1ª rodada por causa do saldo de gols. O alvinegro estreou com vitória, por 3 a 2, sobre o CRB, mas fechou a rodada inicial na 4ª colocação atrás de ABC, Grêmio Barueri e do líder São Caetano que fez 3 a 0 na Ponte Preta.

LEIA MAIS:  Champions League perde público na 2ª rodada e média fica atrás da Bundesliga

Em sua primeira passagem pela segundona, em 2009, o Vasco foi campeão tendo ficado 21 vezes na liderança. O clube chegou ao topo pela primeira vez na 3ª rodada, mas assumiu o posto definitivamente apenas na 19ª rodada. Já em 2014, os cariocas só conquistaram o acesso na 3ª colocação. Em nenhum momento o Vasco esteve na liderança naquela edição.

PRECISA DE REAÇÃO

Se quiser repetir o clube do Parque São Jorge e fechar a segunda divisão nacional na liderança em 37 oportunidades, o Vasco terá que se reabilitar na próxima rodada e ainda secar o Atlético Goianiense. Hoje, o clube goiano lidera a divisão com 52 pontos, um a mais do que o Gigante da Colina.

LEIA MAIS:  Nove clubes do Brasileirão seguirão com jornada dupla na reta final da temporada

O Vasco, porém, tem uma vitória a mais (15 a 14). Ou seja, para recuperar a ponta, o clube carioca precisa de um simples empate contra o Londrina no próximo sábado, às 18h30, na Arena da Amazônia, em Manaus, desde que o Atlético seja derrotado pelo Avaí no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, no mesmo dia, mas às 16 horas, pela 30ª rodada.

De qualquer forma, goianos e cariocas não terão vida fácil. Avaí e Londrina também estão no G4 da Série B e somam 48 pontos. Os catarinenses levam vantagem por causa do número de triunfos (14 a 13).

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.