Tamanho do texto

É difícil, mas o Brasileirão de 2017 pode abrir vaga para Copa Libertadores até o 9º colocado na tabela de classificação

Campeonato Brasileiro pode ter G9 em 2017
Divulgação
Campeonato Brasileiro pode ter G9 em 2017

Na noite deste domingo, por meio do seu perfil oficial do Twitter, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que o Campeonato Brasileiro deste ano terá mais duas vagas para Libertadores  da próxima temporada. Em outras palavras: o tradicional G4 agora virou G6 e os clubes passam a ter uma motivação a mais nesta reta final de competição.

Com o aumento do número de clubes da Libertadores, o Brasil tem direito a sete vagas, sendo seis via Brasileirão e uma para o campeão da Copa do Brasil. Os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro vão diretamente para fase de grupos juntamente com o campeão da Copa do Brasil, enquanto os quarto, quinto e sexto colocados disputaram a fase preliminar da competição continental, que passa a ter duas etapas.

Vale ressaltar que o G6 pode até virar G8 ainda neste ano. Para isso, o campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana precisam terminar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, abrindo possibilidade até o oitavo colocado. Coritiba e Chapecoense seguem vivos na Sul-Americana, e a Copa do Brasil tem Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Santos na briga pelo título - além do Juventude, que é da Série C.

E mais:  Libertadores vai durar o ano todo e terá final em jogo único; veja mudanças

G9 em 2017?

Se neste ano o G6 do Campeonato Brasileiro pode virar G8, em 2017 o torneio nacional pode até ter um G9. É difícil, mas não impossível. Para isso acontecer, o futebol brasileiro precisa ter times campeões na Copa Sul-Americana (que vai terminar em julho) e na Libertadores (que termina em novembro), com ambos entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, ao lado do futuro campeão da Copa do Brasil.

Confira:  Brasileiro deixa de pagar contas básicas para gastar com futebol, mostra estudo

Ou seja. Como os campeões da Sul-Americana, da Libertadores e da Copa do Brasil já garantem vaga na edição seguinte da Libertadores, se esses dois campeões continentais forem brasileiros e terminarem o campeonato nacional dentro do G6, a competição passaria a ter G9.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.