Tamanho do texto

Equipes se dividem entre o torneio nacional e o mata-mata de Copa do Brasil e Copa Sul-Americana

Palmeiras e Grêmio têm jornada dupla neste restante de temporada
Flickr oficial
Palmeiras e Grêmio têm jornada dupla neste restante de temporada

Flamengo e Santa Cruz foram eliminados da Copa Sul-Americana. Mas ainda assim, nove clubes da Série A do Campeonato Brasileiro terão que se dividir entre duas competições nesta reta final da temporada. O Coritiba, por exemplo, terá que se dedicar na luta contra o descenso no Nacional e nas quartas de final do torneio sul-americano. Pior! O Coxa enfrentará o colombiano Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores.

E mais:  Entre brasileiros, Copa Sul-Americana tem público inferior ao da Copa do Brasil

Já a Chapecoense pegará o colombiano Junior. Na temporada do Brasileirão, a Chape está no meio da tabela, com chances remotas de classificação à Libertadores e quase livre do rebaixamento. Situação bem diferente da apresentada pelo Palmeiras, que sonha com dois títulos nacionais. O Verdão lidera a Série A e tenta avançar na Copa do Brasil, apesar da derrota para o Grêmio no jogo de ida das quartas de final, em Porto Alegre.

O Tricolor Gaúcho é outro com vida dupla. No Brasileirão, o Grêmio busca voltar ao G4 depois de uma fase turbulenta. Mesma missão do Corinthians, que saiu na frente do Cruzeiro na Copa do Brasil. A Raposa, por outro lado, luta contra o rebaixamento, assim como o Internacional. Colorado que foi derrotado na partida de ida da Copa do Brasil pelo Santos, integrante do G4 do Brasileirão.

Confira:  Libertadores vai durar o ano todo e terá final em jogo único; veja mudanças

Na Série A e na C

Na zona da Libertadores também está o Atlético Mineiro, que triunfou sobre o Juventude na partida de ida pelas quartas de final. O clube gaúcho, aliás, é o único das quartas de final da Copa do Brasil que não está na Série A. Mas, mesmo assim, o Juventude terá jornada dupla. A partir deste final de semana, o representante de Caxias do Sul brigará pelo acesso na Série C, disputando as quartas contra o Fortaleza. Maratona de jogos para estes nove clubes.

Veja:  Brasileiro deixa de pagar contas básicas para gastar com futebol, mostra estudo

Até os jogos de volta nas quartas de final Copa do Brasil, os clubes terão que disputar quatro rodadas na Série A do Brasileirão. O fim de temporada promete ser bastante corrido para essas equipes.

*Texto de Rodolfo Brito, especial para o iG Esporte

    Leia tudo sobre: Futebol