5 de dezembro de 1976. Esta é uma das datas mais marcantes na história centenária do Corinthians. Foi neste dia que a torcida do time invadiu a cidade do Rio de Janeiro para assistir a semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, diante do Fluminense. O acontecimento ficou conhecido como “Invasão Corinthiana” e o tema se tornou inspiração de um documentário, justamente no ano em que se comemora 40 anos do fato.
LEIA MAIS: Ronaldo, 40 anos: "Para te descrever basta apenas uma palavra: Fenômeno"
‘’1976 – O Ano da Invasão Corinthiana’’ ( assista ao trailer no fim da matéria ), é produzido pelo Canal Azul em coprodução com a ESPN e dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat. A estreia do documentário será no dia 29 de setembro em cinemas da capital paulista e cidades do interior do estado de São Paulo, como Campinas e São José do Rio Preto.
SOBRE O FILME
O filme traz depoimentos de jornalistas e ex-jogadores, além de torcedores que participaram desta invasão. Um grupo de amigos reviveu a emoção de refazer o trajeto Rio/São Paulo, em uma Kombi, junto com o goleiro Tobias, um dos heróis do jogo, contando a situação do clube na década de 70. Na data do acontecimento, o time estava há 22 anos sem ganhar títulos e com elenco considerado mais frágil que o adversário, e com o agravante da partida ocorrer no Maracanã, contra o Fluminense, conhecido, na época, como Máquina Tricolor.
LEIA MAIS: Totti lança página em rede social para celebrar seus 40 anos
Apesar de o grande protagonista ser a torcida alvinegra, o filme tem entre os destaques o depoimento do ex-jogador Roberto Rivellino. Ele jogou no Corinthians entre as décadas de 60 e 70, porém, em 1975, foi contratado pelo Fluminense, participando da partida contra o clube paulistano. Ainda assim, é considerado pela torcida um grande ídolo, sendo o clube onde marcou o maior número de gols da sua carreira.
Além de Rivellino, pode-se esperar depoimentos de Basílio, Geraldão, Tobias, Zé Maria e Givanildo de Oliveira. ‘’1976 – O Ano da Invasão Corinthiana’’, além de documentar o inesquecível dia, explica, sem dúvidas, o motivo pelo qual a torcida do Corinthians é chamada de ‘’Fiel’.
LEIA MAIS: Presidente do Comitê italiano critica prefeita após renúncia de Roma aos Jogos
A produção durou cerca de quatro anos para ser concluída e contém imagens inéditas dos corinthianos fazendo fila na Via Dutra, ocupando a orla do Rio de Janeiro e festejando o time que ficou concentrado no Hotel Nacional.